Política
Com votação “surpreendente”, Ayres supera Rodrigo e Jó e surge como nome para 2024
Alexandre Ayres foi eleito com 61,1 mil votos, superando Rodrigo Cunha, que teve 60,7 mil votos e em 2014
Campeão de votos na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa Alexandre Ayres (MDB) superou a votação de ninguém menos que o senador Rodrigo Cunha (UB) e a deputado estadual Jó Pereira (PSDB), candidatos a governador e vice que disputam o segundo turno contra Paulo Dantas (MDB) e Ronaldo Lessa (PDT).
Alexandre Ayres foi eleito com 61,1 mil votos. Em 2014, o mais votado para deputado estadual foi Rodrigo Cunha (60,7 mil votos e em 2018, a mais votada para a Assembleia Legislativa foi a deputada estadual Jó Pereira.
A boa votação para um cargo proporcional ajuda – e muito – para colocar um parlamentar como opção na majoritária na eleição seguinte.
Isso aconteceu, por exemplo, com Renan Filho. Mais votado para deputado federal em 2010, foi eleito governador em 2014. JHC, atual prefeito de Maceió, disputou a prefeitura depois de ter sido o mais votado – no Estado e na capital – em duas eleições consecutivas. O deputado estadual Davi Davino Filho também disputou a prefeitura de Maceió depois de ter um dos melhores desempenho na capital.
Alexandre Ayres foi o mais votado do Estado e um dos mais votados na capital. Ele próprio confessa que ficou “surpreso” com a votação. O resultado é atribuído ao trabalho que fez como secretário de Saúde.
Seja como for, seu nome já vem sendo lembrado, por várias lideranças, especialmente por seus aliados, como uma das possibilidades para 2024. Em grupos de Wathsapp, tem gente defendendo que a Ayres dispute a prefeitura de Maceió no próximo ano.
Muito cedo para isso? Pode parecer, mas já tem pensando na próxima eleição. Não é o caso do deputado eleito. Ayres, por enquanto, ainda está comemorando e iniciando os preparativos para o seu mandato.
Em texto publicado no blog Política Alagoana, Ayres agradeceu os votos que o elegeram o deputado estadual mais votado de Alagoas. “Chegou a nossa vez! Eu digo a vocês: irei honrar cada voto recebido. Serei o deputado da saúde! Vou representar cada um de vocês”.
Em Maceió, Ayres recebeu 23.300 votos e destacou que esse resultado foi fruto do reconhecimento da população alagoana, principalmente na
capital alagoana.
“Confesso que não tinha essa expectativa de ser o mais votado do estado, por onde eu passei, eu dizia para as pessoas que queria uma oportunidade e uma chance, e eu queria esse mandato porque eu sei que ainda falta muita coisa pra fazer, não somente na saúde, e, na Assembleia, quero defender as políticas públicas, é fazer valer a voz do servidor, é continuar sendo o mesmo cara que eu fui na Secretaria Estadual de Saúde”, aponta.
Para ele, o principal, além do bom resultado, é a possibilidade de apresentar propostas e ser um parlamentar proativo. “Estou cheio de vontades e ideias. Tenho certeza que esses 61 mil alagoanos e alagoanas que confiaram na gente vão ter muito orgulho nos próximos quatro anos, eles vão poder bater no peito e dizer: ‘eu votei no cara que veio realmente para trabalhar e fazer a diferença na Assembleia de Alagoas’”, enfatiza.