Política

Paulo Dantas mantém liderança mesmo depois de “ataques”, aponta pesquisa da Record

O levantamento do instituto Real Time Big Data revela que Paulo Dantas (MDB) tem 14 pontos percentuais de diferença em relação a Rodrigo Cunha

Por Blog do Edivaldo Junior 19/10/2022 04h04 - Atualizado em 19/10/2022 09h09
Paulo Dantas mantém liderança mesmo depois de “ataques”, aponta pesquisa da Record
Paulo Dantas - Foto: Reprodução

A primeira pesquisa de intenção de votos realizada completamente depois do afastamento de Paulo Dantas do governo de Alagoas (11/10) foi divulgada nesta terça-feira (18/10). As entrevistas da sondagem foram realizadas entre os dias 15 e 17 de outubro.

O levantamento do instituto Real Time Big Data, contratado pela TV Record, revela que Paulo Dantas (MDB) tem 14 pontos percentuais de diferença em relação ao candidato do União Brasil, senador Rodrigo Cunha.

A expectativa de vários analistas, diante dos “ataques” que o governador passou a sofrer – inclusive na sua vida pessoal – era de uma diferença menor ou até de vantagem de Rodrigo Cunha. O que se verificou, no entanto, foi uma redução da diferença entre os dois dentro da margem de erro (3 pontos) em relação a pesquisa anterior do Real Time Big Data.

Nos votos totais, de acordo com a pesquisa, Dantas fica com 46% das intenções, contra 35% de Cunha. Os que afirmaram votar branco ou nulo são 8%. Os que afirmaram não saber ou preferiram não responder representam 11%.

A pesquisa TV Record/Real Time Big Data para as eleições presidenciais de 2022, traz o governador Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição, com 57% dos votos válidos, e o senador Rodrigo Cunha (União Brasil), com 43%.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito. O segundo turno das eleições está marcado para 30 de outubro.

Na comparação com levantamento do mesmo instituto, divulgado no dia 8 de outubro, Paulo Dantas caiu um ponto percentual nos votos totais e dois pontos percentuais nos votos válidos – que foram para Rodrigo Cunha. A migração dos dois pontos reduziu a diferença de 19 para 14 pontos.

A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 1.000 pessoas de forma presencial entre 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo AL-06212/2022.

Veja os resultados: Segundo turno Alagoas

Votos válidos


Paulo Dantas (MDB) — 57%

Rodrigo Cunha (União Brasil) — 43%

Votos totais


Paulo Dantas (MDB) — 46%

Rodrigo Cunha (União Brasil) — 35%

Brancos/Nulos — 8%

Não sabe/Não respondeu —