Política
Votos consolidados: Ipec projeta vitória de Paulo Dantas para o governo de AL
Nos votos válidos, Paulo Dantas (MDB) tem 55% das intenções de votos, enquanto Rodrigo Cunha (UB) tem 45% das citações
A pesquisa Ipec (ex-Ibope) sobre a opinião dos eleitores no segundo turno das eleições em Alagoas aponta para uma diferença de 10 pontos percentuais entre os dois candidatos. Nos votos válidos, Paulo Dantas (MDB) tem 55% das intenções de votos, enquanto Rodrigo Cunha (UB) tem 45% das citações.
A diferença entre os dois candidatos, acima da margem de erro, segundo o resultado da pesquisa tem pouca margem para mudança.
De acordo com o IPEC, 78% dos eleitores entrevistados que disseram que vão votar em Paulo Dantas apontam que a decisão é definitiva, ou seja, não mudam mais o voto. Para Rodrigo Cunha, a consolidação de votos é ainda maior e chega 80%.
É uma questão puramente matemática. Para reverter a diferença e ganhar a eleição, Rodrigo Cunha vai precisar não só confirmar os 20% dos seus eleitores que ainda podem mudar de voto e também conquistar todos os 22% dos eleitores de Paulo Dantas que ainda podem mudar de opinião – algo pouco provável em qualquer eleição.
A tendência, salvo fato novo, é que a diferença entre os dois candidatos seja mantida ou tenha pequenas oscilações até 30 de outubro, data da eleição.
O Ipec também trouxe outro indicador favorável a Paulo Dantas. Ele tem 56% de expectativa de vitória, enquanto Rodrigo Cunha tem 27.
Claro que essa avaliação é feita a partir da leitura da pesquisa Ipec e no atual cenário. Deslizes, erros ou fatos novos podem mudar tudo. Neste sábado (22/10) Paulo Dantas e Rodrigo Cunha vão ao “confronto” no debate da TV Pajuçara, a partir do meio. Na quinta-feira (27/10) terão novo debate, a partir das 22h, na TV Gazeta. Desempenho ruim nos debates ou fatos novos podem mudar a tendência da eleição. E como. Mas essa é outra história.
Veja a pesquisa
A pesquisa do Ipec, encomendada pela TV Gazeta e divulgada nessa quinta-feira (20/10) revela os índices de intenção de voto para governador de Alagoas. Candidato à reeleição pelo MDB, Paulo Dantas tem 49%, e Rodrigo Cunha (União Brasil), 40%. Este é o primeiro levantamento feito pelo instituto após o primeiro turno das eleições.
Entre os eleitores alagoanos, 78% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 21% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.
Na pergunta espontânea de intenção de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 25% estão indecisos, ou seja, não sabem apontar espontaneamente em quem votariam.
Já os que dizem de forma espontânea que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 8% (veja mais abaixo). Essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora, segundo o Ipec.
Votos totais
A pesquisa Ipec ouviu 800 pessoas entre os dias 18 e 20 de outubro em 34 municípios alagoanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AL-09001/2022.
Resposta estimulada e única, em % de votos totais:
Paulo Dantas (MDB): 49%
Rodrigo Cunha (UNIÃO): 40%
Brancos e nulos: 6%
Não sabe: 6%
Votos válidos
Considerando os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, Paulo Dantas tem 55% e Rodrigo Cunha, 45%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Espontânea
Na sondagem espontânea, quando os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, Paulo Dantas aparece com 34%, e Rodrigo Cunha, com 30%.
Resposta espontânea e única, em % de votos totais:
Paulo Dantas (MDB): 34%
Rodrigo Cunha (UNIÃO): 30%
Outros: 4%
Brancos e nulos: 8%
Não sabe: 25%
Expectativa de vitória independentemente da intenção de voto:
Paulo Dantas (MDB): 56%
Rodrigo Cunha (UNIÃO): 27%
Não sabem ou preferem não opinar: 17%
Simulação anterior de 2º turno
Faça sua leitura:
Acesse aqui a pesquisa do Ipec, na íntegra: