Política

Projeção em NY dá 'adeus' a Bolsonaro em sete idiomas a três dias das eleições

As imagens foram projetadas na empena cega do hotel Hilton

Por Folha de S. Paulo 28/10/2022 11h11
Projeção em NY dá 'adeus' a Bolsonaro em sete idiomas a três dias das eleições
Ativistas dizem querer chamar a atenção para críticas ao presidente com imagens de 17 andares de altura - Foto: Reprodução

Uma projeção de 76 metros de altura no centro de Manhattan, em Nova York, estampou madrugada dessa quinta-feira (27) imagens do presidente Jair Bolsonaro (PL) intercaladas pela palavra "adeus" em sete línguas diferentes.

A intervenção urbana, realizada a três dias do segundo turno da eleição brasileira, é obra de ativistas brasileiros e americanos que preferem se manter anônimos por receio de retaliações e de riscos à integridade física de integrantes do grupo. As imagens foram projetadas na empena cega do hotel Hilton.

Veja: 


Além dos "adeus" a Bolsonaro, as projeções fizeram outras críticas ao presidente e a seus filhos políticos. Uma delas mostra fotos de Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro ao lado da expressão "crime family" — família criminosa, em tradução livre.

Ainda foi usada uma imagem do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos que mataram a vereadora carioca Marielle Franco em 2018, morador do mesmo condomínio em que Bolsonaro tem casa na Barra da Tijuca.

Em nota, os ativistas responsáveis pela projeção em Nova York informam que, às vésperas das eleições, querem chamar a atenção do mundo e dos brasileiros para as alegadas relações da família Bolsonaro com as milícias fluminenses, nas figuras de Lessa e Nóbrega.