Política
Nova pesquisa aponta chances de vitória de Paulo e Rodrigo no domingo, 30
Essa é a quinta pesquisa divulgada somente esta semana em Alagoas. Em comum com as outras quatro, está a liderança de Paulo Dantas, no que seria uma “média” entre os resultados
Nesta sexta-feira (28/10), o Instituto Data Sensus divulgou sua primeira pesquisa de intenção de votos para governador no segundo turno da eleição. O candidato Paulo Dantas (MDB) lidera, nos votos válidos com margem de 8 pontos percentuais, sobre o candidato Rodrigo Cunha (União Brasil).
Essa é a quinta pesquisa divulgada somente esta semana em Alagoas. Em comum com as outras quatro, está a liderança de Paulo Dantas, no que seria uma “média” entre os resultados.
Segundo o DataSensus Paulo Dantas (MDB) lidera com 54% dos votos válidos, contra 46% de Rodrigo Cunha (União Brasil). Em votos totais, Paulo Dantas pontua em 46,6%, contra 40,3% de Rodrigo Cunha. Votos em branco ou nulo somaram 5,6%; indecisos, 7,5%.
Nas demias pesquisas divulgadas esta semana a diferença de Paulo Dantas para Rodrigo Cunha vai de 4% a 14%, com média que varia de 6% a 9% dependendo da metodologia de cálculo.
O Data Sensus foi às ruas em 27 de outubro. Foram realizadas 2.546 entrevistas em 55 municípios alagoanos. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 1,9%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os números AL-02191/2022 e BR-00327/2022.
Fonte – Tribuna Hoje
Veja os resultados já divulgados
Nas sondagens conhecidas até o momento, os resultados apontam para favoritismo de Paulo Dantas, mas com margens diferentes.
– O instituto Real Time Big Data aponta Paulo Dantas com 52% dos votos válidos contra 48% de Cunha, diferença de 4 pontos percentuais
– Instituto Global 3 aponta, nos votos válidos, diferença entre Paulo Dantas (52%) e Rodrigo Cunha (48%) é de 4 pontos percentuais.
– O Paraná Pesquisas mostra Paulo Dantas com 45,8%, com 3,6 pontos a frente de Rodrigo Cunha, que teve 42,2% das citações, no voto estimulado. O instituto não divulgou votos válidos, mas pelos seus números a diferença ficaria entre 4 e 5 pontos.
= A Fundepes aponta Paulo Dantas (57,07%) com 14 pontos na dianteira de Rodrigo Cunha (42,93%) nos votos válidos.
Projeção
O diretor do DataSensus, Eugênio Albuquerque acredita que Paulo Dantas deve ser eleito com uma diferença entre 6 e 10 pontos sobre Rodrigo Cunha, com tendência de ficar na margem de 8 pontos.
“Divulgamos a pesquisa antes do Ipec (ex-Ibope) por confiar no resultado do nosso trabalho. Acertamos no primeiro turno e devemos acertar também no segundo turno”, aponta.
Chances de vitória
Apesar das projeções e diferenças, os dois candidatos ainda tem chances de vitória. Segundo Albuquerque, para ganhar Rodrigo Cunha precisaria que todos os eleitores “indecisos”, além de 14% dos eleitores que dizem que vão votar em Paulo Dantas mas ainda não estão totalmente decididos votassem nele.
“Não é impossível, mas improvável”, aponta. Nesse cenário, o mais provável é a reeleição de Paulo Dantas. “Basta que ele confirme, assim como Rodrigo Cunha, a intenção de votos e será eleito com uma diferença que avalio que será de 8 pontos”, afirma Eugênio.
Segundo o Data Sensus, 82,6% dos eleitores de Paulo Dantas não devem mudar de voto até o próximo dia 30 de outubro. Para 14,7% dos entrevistados, existe a possibilidade de mudar de voto. Não sabe ou não opinou, 2,7%.
Já entre os eleitores de Rodrigo Cunha, 84% afirmam estarem definidos quanto ao seu voto; 14% ainda podem mudar; e 2% não souberam responder.
De acordo com o Data Sensus, 56% dos eleitores acreditam que Paulo Dantas será reeleito no próximo domingo; 24% creem que Rodrigo Cunha será eleito; e 20% não opinaram.
Presidente
O Data Sensus também levantou a intenção de voto para presidente da República entre os alagoanos e Lula (PT) aparece com 59% dos votos válidos, contra 41% de Jair Bolsonaro.
Em votos totais, Lula aparece com 53,6%; Jair Bolsonaro, 38%; brancos e nulos, 3,8%; e indecisos, 4,6%.
Outras 6 pesquisas serão divulgadas até amanhã (veja lista abaixo).
VERITA : 28 de outubro
DATASENSUS: 28 de outubro
IPEC: 28 de outubro
VERITA : 29 de outubro
TDL PESQUISA: 29 de outubro
IBRAPE: 29 de outubro
Saiba mais:
Três novas pesquisas com resultados diferentes; um favorito para o governo de AL
Real Time Big Data divulga pesquisa para governador de AL: veja os números