Política

Os acertos do blog e das pesquisas no segundo turno da eleição em Alagoas

Por Blog do Edivaldo Júnior 31/10/2022 18h06 - Atualizado em 31/10/2022 19h07
Os acertos do blog e das pesquisas no segundo turno da eleição em Alagoas
Eleições 2022 - Foto: Reprodução

Um levantamento inédito do Blog do Edivaldo Júnior, publicado no sábado (29/10) projetou vitória de Paulo Dantas com diferença de 5,6
pontos percentuais, cálculo feito a partir da média de oito pesquisas de
diferentes institutos – nacionais e de Alagoas.

A projeção foi de 52,79% para Paulo Dantas (MDB), enquanto o resultado foi de 52,33%. Para Rodrigo Cunha (UB), a projeção foi de 47,21 e o resultado foi de 47,67%.

Ao calcular a média de resultados de diferentes levantamentos foi possível apontar a tendência de vitória de Paulo Dantas, confirmada neste domingo.

O governador foi reeleito com 834.278 votos, uma diferença de 74.294 votos sobre o senador Rodrigo Cunha.

O blog também antecipou outros dados, confirmados, a exemplo o crescimento da abstenção de 22,39% para 23,27% do primeiro para o
segundo turno em Alagoas. A nossa projeção era de 34% de abstenção.

Também acertamos na projeção, a partir de pesquisas o total de votos
brancos (2,68% ou 47.668 votos) e nulos (7,88% ou 140.477 votos), totalizando 10,56% ante previsão de 11%.


Pesquisas


A pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada pela TV Gazeta na sexta-feira
(28/10), mais uma vez cravou o resultado em Alagoas. A projeção era de
uma diferença era de 4 pontos percentuais (52 x 48) e foi confirmada.

Na apuração, a diferença ficou em 4,66% (52,33% para Paulo Dantas e 47,67% para Rodrigo Cunha).

O Ibrape, entre os institutos locais também divulgou pesquisa na
sexta-feira e deu resultado bem próximo da apuração. A previsão foi de
53% para Paulo Dantas e 47% para Rodrigo Cunha, com diferença de 6
pontos percentuais.

Outros institutos que acertaram os resultados em Alagoas foram o
Paraná Pesquisas, Global 3 e o Real Time Big Data, ambos projetaram
diferenças de 4%. Fundepes (14%), DataSensus (8%) e TDL (0,6%) apontaram margens diferentes. No caso do Fundepes, a pesquisa no entanto foi realizada uma semana antes da eleição, enquanto o DataSenus fechou o levantamento faltando quatro dias para o pleito.


Funciona?


Em Alagoas, as pesquisas eleitorais, especialmente as que foram contratadas por veículos de comunicação, apresentaram resultados confiáveis, com as intenções de votos se aproximando – ainda que dentro da margem de erro, do resultado da apuração.

O DataSensus, por exemplo, divulgou pesquisa em 27 de outubro, com
coleta de entrevistas até o dia anterior, projetando uma votação de 54%
para Paulo e de 46% para Rodrigo Cunha, com margem de erro de 1,9 pontos percentuais. O resultado dos dois candidatos ficou absolutamente dentroda margem. O mesmo vale para a TDL, que projetou 50,3% x 49,7% com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.

Resultado da eleição em Alagoas (reprodução Uol)