Política
A festa da vitória em AL foi marcada por “alívio”, desabafos e alguns excessos
Comemoração começou na noite de domingo (30), depois da apuração dos votos, em frente ao comitê da campanha em Jaraguá
Acompanhei durante alguns momentos, do lado do governador reeleito, Paulo Dantas (MDB) e do senador eleito, Renan Filho (MDB), a festa da vitória do segundo turno, realizada em Maceió.
A comemoração, que começou na noite do domingo (30/10), depois da apuração dos votos, em frente ao comitê da campanha em Jaraguá, seguiu até a madrugada de segunda-feira, com um trio puxando apoiadores pela orla da capital.
A festa foi marcada pelo “alívio” com a vitória, que veio depois de uma campanha marcada por acusações – de lado a lado. Muitas abaixo da linha da cintura.
Apesar do aparente cansaço, o governador Paulo Dantas seguiu em cima de mini-caminhão, puxando palavras de ordem, ao lado de Renan Filho, o mais entusiasmado, como mostram vídeos que circularam pelas redes sociais deste então
Em alguns momentos, o clima de festa ganhou ares de excesso, especialmente quando o senador eleito parou em frente aos prédios onde moram o ex-deputado federal João Caldas e o seu filho, o prefeito de Maceió, JHC.
“Aqui quem está falando é Renan Filho”, repetiu o senador eleito ao criticar JHC e João Caldas, em diferentes momentos.
Apesar disso, como já noticiado hoje por alguns veículos, foi o pai dele, senador Renan Calheiros (MDB) que terminou indo para um bate-boca casual e nada civilizado com João Caldas no aeroporto de Maceió, na segunda-feira (31/10) – o desentendimento foi, claro, reflexo da festa da noite anterior.
Nos poucos momentos que pude conversar com os dois, ficou a certeza de a festa era também um grito de desabafo. Renan Filho considera que venceu a eleição mais difícil da história. A comemoração exagerada foi mais uma confirmação do clima tenso que marcou todo o processo eleitoral em Alagoas. Além de Paulo, ele também foi alvo de incontáveis ataques.
Paulo Dantas, mais comedido, entrou no “embalo” em alguns momentos, mas fez questão de agradecer não só a quem estava acompanhando a festa, mas pediu para parar o trio em frente ao prédio onde mora o senador Renan Calheiros, no bairro da Ponta Verde para agradecer – num reconhecimento ao papel que ele teve na sua vitória.
“Foi uma eleição muito difícil, muito dura, em alguns momentos tive dúvidas, mas não desisti nenhum por um segundo. Conseguimos vencer. Agora é trabalhar para fazer o melhor por Alagoas”, me disse.
Que assim seja. E de preferência com os palanques desarmados.