Política

Renan Filho diz que Bolsonaro "vivia dentro de uma bolha trabalhando contra os governadores"

Senador eleito afirma que governo Lula irá beneficar Alagoas

Por Redação 07/11/2022 14h02 - Atualizado em 07/11/2022 14h02
Renan Filho diz que Bolsonaro 'vivia dentro de uma bolha trabalhando contra os governadores'
Renan Filho foi eleito senador por Alagoas. - Foto: Assessoria

No último sábado, 5, ao participar de uma entrevista com o canal Youtube TV 247, o senador eleito e ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB) afirmou que Bolsonaro "vivia dentro de uma bolha trabalhando contra os governadores" e que o governo Lula irá beneficiar Alagoas.

Na entrevista também foram abordados temos como as vitórias do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador reeleito Paulo Dantas (MDB).

Filho fez questão de mencionar logo no início ao ser entrevistado sobre as acusações contra Dantas, suspeito de corrupção quando era deputado estadual,que chegou ser afastado do cargo de governador por decisão do Superior
Tribunal de Justiça (STJ) sendo também alvo de operação da Polícia Federal.

Renan diz: "Temos visto instituições sérias e consolidadas serem utilizadas por interesses particulares e escusos. E aqui em Alagoas, foi algo muito estranho porque aconteceu o afastamento entre o primeiro e segundo turno
da eleição por uma investigação fora do mandato de governador. Isso nunca foi visto no Brasil".

O senador eleito ainda destacou que a operação foi arquitetada para influenciar o resultado eleitoral. "Mas a vontade do povo se expressou na urna no último domingo", acrescentou Filho dizendo ainda, que após
operação da PF, a campanha se tornou monotemática devido aos ataques do adversário, o senador Rodrigo Cunha (UB).


"Houve uma diminuição da diferença [dos votos]. Acho que teríamos uma vitória mais expressiva do ponto de vista eleitoral, mas foi muito significante diante tudo o que ocorreu", explicou. Dantas foi eleito ao governo estadual com 834.278 votos, 52,33% dos votos válidos, já Cunha teve 759.984 votos, 47,67% dos votos válidos.


Bolsonaro



Sobre sua relação como governador de Alagoas com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que fracassou em sua tentativa de reeleição sendo derrotado por Lula, Filho não poupou críticas. "É um sujeito que me parece muito isolado dentro da própria bolha e fez um governo contra o trabalho dos estados, uma bobagem".

Destacou ainda que o presidente eleito Lula irá fazer inverso. "Disse que na primeira semana de governo irá se reunir com os governadores para observar as demandas de cada estado, trabalhar conjuntamente e ouvir, porque quem ouve erra menos".

"Você navegar contra o vento é sempre mais difícil, que foi o aconteceu neste ciclo com Jair Bolsonaro, que potencializou todas as crises. Não foi Bolsonaro que criou a pandemia do coronavírus, mas é inegável que ele potencializou seus efeitos".

E finalizou: o governador reeleito Paulo Dantas irá governar com o presidente Lula com o Brasil retomando o crescimento. "Retomando o crescimento, o vento ajuda. É só abrir a vela que a jangada vai para frente".

Com informações de José Fernando Martins/Tribuna Independente