Política
Com André, Assembleia tem renovação de 10% antes mesmo do fim da legislatura
Desde a posse dos atuais parlamentares, em fevereiro de 2019 até agora, 3 dos 27 deputados estaduais deixaram o mandato
A Assembleia Legislativa de Alagoas teve, de forma inesperada, uma renovação de cerca de 10% de sua bancada antes mesmo do final da atual legislatura.
Desde a posse dos atuais parlamentares, em fevereiro de 2019 até agora, 3 dos 27 deputados estaduais deixaram o mandato.
O primeiro a abrir vaga para o outro parlamentar na Casa de Tavares Bastos foi Marcelo Beltrão, eleito prefeito de Coruripe em 2020. No seu lugar assumiu o deputado estadual Ronaldo Medeiros, que foi reeleito agora em 2022 para mais 4 anos.
Quem deixou o mandato em maio deste ano – e por uma boa razão – foi o ex-deputado estadual Paulo Dantas, escolhido Governador em eleição indireta. Ele abriu vaga para o deputado Lobão. Paulo Dantas foi reeleito no segundo turno pelo voto popular, Lobão ficou como suplente.
Essa semana quem deixou a Assembleia Legislativa – para não voltar mais (pelo menos nesta e na próxima legislatura) foi o deputado estadual Jairzinho Lira. No seu segundo mandato, ele decidiu não disputar a reeleição. Quem assumiu no lugar dele foi André Monteiro, que chegou a assembleia nesta quarta-feira em clima de fé e de festa.
“Obrigado Senhor! Toda honra e toda glória a ti, mais um sonho realizado, atalaiaense deputado estadual da minha amada Alagoas”, registrou o deputado nas suas redes sociais.
Monteiro fica até o final da legislatura. Jairzinho tirou licença de 120 dias para tratar de assuntos pessoais, mas a a atual legislatura termina em menos de 100 dias.
A renovação da Assembleia de agora, que é de 10% , será muito maior a partir de fevereiro, quando começa a nova legislatura. Mas essa é outra história.