Política
“Rodrigo Cunha se apequenou”: prefeito sugere que senador “use o telefone”
A denúncia dessa vez é a de suspensão de dois convênios com emendas destinadas por seu gabinete
O senador Rodrigo Cunha (União-AL) parece que ainda está em clima de campanha – ao menos nas redes sociais.
Três semanas depois de participar de uma acirrada disputa pelo governo de Alagoas em que foi derrotado, ele fez no Instagram na sexta-feira (18/11) o que parece ser uma “denúncia grave”, contra dois prefeitos acusados de suspender convênios com emendas destinadas por seu gabinete.
Os convênios em questão, segundo o senador, destinariam recursos para a limpeza de praias em Coruripe e a reforma do mercado do peixe, em Igreja Nova. Os prefeitos em questão, Marcelo Beltrão (PP) e Vera Dantas (MDB).
Rodrigo Cunha classifica de “lamentável” o cancelamento dos convênios e relaciona o episódio a suposta interferência política do governo do Estado. “Essa situação me lembra uma matéria que li semana passada, dizendo que o governador Paulo Dantas vai cobrar fidelidade de seus aliados. Espero que essa fidelidade não seja às custas do povo de Alagoas, recusando recursos destinados por parlamentares que podem melhorar a vida dos alagoanos”, aponta Cunha.
Nas redes sociais, ele ainda reforçou: “recusar emendas destinadas a trazer mais qualidade de vida e dignidade para as pessoas por mera picuinha política, é colocar os interesses pessoais acima do bem de todos”.
O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, reagiu com estranheza às declarações de Rodrigo Cunha nas redes sociais. “Ele se apequenou. Esse não parece ser o papel de um senador. Nós avisamos ao gabinete dele porque a emenda seria cancelada. Seria mais recomendável ele usar o telefone para tirar dúvidas, antes de fazer qualquer acusação”, afirmou o prefeito ao blog por telefone nesta segunda-feira (21/11).
Marcelo Beltrão explica que no começo de seu mandato, como prefeito de Coruripe, em 2021, foi procurado pelo senador Rodrigo Cunha. “Ele me pediu para enviar emenda ao município, com o objetivo de atender o Instituto Praia Limpa, que faz um trabalho de conscientização ambiental no Pontal de Coruripe. Prontamente atendi. Infelizmente, com a demora na liberação dos recursos, o próprio instituto desistiu do projeto em função da burocracia de execução de um convênio federal e do alto valor da contra partida. No caso em questão, o valor da emenda seria de R$ 100 mil e a contrapartida de R$ 50 mil”, explica.
Para não atrapalhar o gabinete do senador, o prefeito diz que procurou a equipe de Rodrigo Cunha e comunicou que faria o cancelamento: “a prefeitura de Coruripe já faz a limpeza das praias do município de forma continuada. Mas se o senador quiser ajudar, temos outras necessidades. exemplo da construção de casas populares ou de pavimentação de várias vias do município. Hoje o deficit habitacional de nossa cidade chega a três mil moradias. Então deixo aqui um apelo para que ele consiga recursos para a construção de casas ou de outras obras, a exemplo da pavimentação de vias urbanas e rurais”, afirma.
“Fogo amigo”
Marcelo Beltrão e Vera Dantas, os dois prefeitos sob suspeita de “revanchismo” levantadas pelo senador, votaram em Arthur Lira (PP) nas eleições deste ano. O presidente da Câmara dos Deputados, como se sabe, foi o principal apoiar da candidatura de Rodrigo Cunha ao governo e principal opositor de Paulo Dantas.
E os dois, até que se prove o contrário, seguem aliados de Paulo Dantas e Arthur Lira, um tipo de relação que é mais do que comum na política de Alagoas.