Política
Rafael Brito é nomeado para o gabinete de transição da Educação do governo Lula
Deputado Federal eleito por Alagoas atuará na equipe coordenada pelo ex-ministro Henrique Paim; GT avalia situação atual da pasta e sugere medidas para futura gestão
O deputado federal eleito por Alagoas, Rafael Brito, é o novo nome do Gabinete de Transição (GT) do governo Lula. O ex-secretário estadual atuará no grupo técnico da educação, coordenado pelo ex-ministro e atual professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Henrique Paim, e trabalhará na avaliação da situação atual da pasta - considerando temas como contratos, orçamento e direcionamento do setor -, além da sugestão de medidas a serem tomadas pela futura gestão.
“Como temos visto, este é um momento muito difícil para o segmento da Educação nacional, o atual governo tem tido uma atitude desastrosa e desumana especialmente no final da sua administração. Cortes e mais cortes, universidades sem condições de manter as portas abertas em virtude da redução drástica de recursos, congelamento do repasse da merenda escolar para os estados, a menor verba dos últimos 11 anos em educação básica. Temos um longo caminho de desafios pela frente e o MDB chega para somar com expertise nessa área que, em Alagoas, tem sido referência para o Brasil”, enfatiza Rafael Brito.
Já nesta terça-feira (6), o deputado federal participou de reuniões do GT da Educação, em Brasília. A expectativa do ex-secretário é contribuir com experiências exitosas conquistadas durante sua gestão no governo de Alagoas no âmbito do combate à evasão escolar, melhoria da alimentação e nutrição dos alunos, além do projeto de erradicação da pobreza menstrual nas escolas.
“Me sinto muito feliz com o convite do MDB e em fazer parte deste partido, que mais uma vez é protagonista de um momento crucial da nossa história”, revela o deputado federal que integra o gabinete de transição ao lado de nomes como a socióloga Maria Alice Setubal, a presidente do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, a deputada federal, Tabata Amaral, e Luiz Cláudio Costa, ex-secretário-executivo do MEC. A equipe inclui representantes de movimentos sociais, sindicatos, fundações ligadas à educação e ex-gestores.
Repertório exitoso
Com experiência de quase oito anos na gestão pública, o deputado federal Rafael Brito é ex-secretário do estado da Educação, responsável pela criação de mais de 15 programas que transformaram a vida de milhares de jovens, professores e servidores, entre eles o Cartão Escola 10, que hoje é referência no trabalho de transição do governo Lula. Apelidado pelos alunos da rede pública de ensino como “Tio Rafa”, teve uma liderança marcada pelo combate a antigos problemas da pasta, como evasão escolar, qualidade da alimentação escolar e melhoria do transporte gratuito aos estudantes.