Política
Jovem, experiente e mulher: trade emplaca nova secretária do Turismo do Estado
A Setur será criada a partir de compromisso assumido pelo governador com o “trade” turístico
O governador Paulo Dantas (MDB) já definiu com a equipe de transição a criação de três novas secretarias de Estado. Serão criadas a “partir do zero” as Pastas de Governo (Segov) e da Cidadania e da Pessoa com deficiência. A outra secretaria será a de Turismo – nesse caso um desmembramento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedetur).
A Setur será criada a partir de compromisso assumido pelo governador com o “trade” turístico.
Paulo Dantas também se comprometeu de nomear para a pasta um nome indicado pelo setor, a partir de lista tríplice. O compromisso será honrado.
O nome escolhido pelo governador e indicado pelo “trade” é de uma mulher, jovem, mas com reconhecimento pela eficiência em diversos cargos que ocupou nos governos de Renan Filho e Paulo Dantas.
Dos três nomes indicados pelo “trade” a escolha de Paulo Dantas foi por Bárbara Braga. E, nesse caso, não foi mera coincidência.
O governador segue determinado a ter o maior número possível de mulheres no primeiro escalão. Além de mulher, experiente no serviço público, Braga é de confiança de Paulo Dantas
Com passagem por diversas pastas, Bárbara é atualmente assessora especial do governador. Com papel destacado na atual gestão, ela é responsável pela agenda de Paulo Dantas.
A partir de janeiro, terá a missão de tocar na área pública um dos setores mais importantes da economia do estado. A passagem pela Sedetur, onde atuou ao lado do agora deputado federal eleito Rafael Brito (MDB) deu a futura secretária conhecimento e experiência para encarar o novo desafio. Quem a conhece sabe que ele dará conta.
Conheça nova secretária
Bárbara Braga, 28 anos. Natural do Ceará, advogada com especialização em Direito Penal e Processual Penal. Atuante há cerca de oito anos no serviço público do Estado de Alagoas, nas searas de gestão, liderança em projetos, assessoria jurídica e chefia de gabinete. No âmbito privado, possui atuação em consultoria tributária, advocacia cível, penal e conciliação.
Iniciou sua trajetória no serviço público em 2014, como estagiária na Superintendência da Receita Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ/AL. Em 2015 foi designada para o cargo de assessora de governança e posteriormente para assessoria especial.
Em 2020 foi nomeada para o exercício do cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR.
Em 2021 seguiu como chefe de gabinete, neste momento na Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, local em que permaneceu por mais de um ano.
Em seguida, em maio de 2022, foi nomeada como Assessora Especial do Governador Paulo Dantas.