Política
Sites do governo de AL sofrem ataque hacker: "Bolsonaro Cyber Mafia"
"É assim que se owna um estado", diz a mensagem deixada na página principal de algumas secretarias de estado
Vários sites de secretarias do governo de Alagoas apareceram hackeados na manhã desta segunda-feira (12). Os ataques continham a mensagem 'Hacked by Bolsonaro Cyber Mafia'. O próprio site do governo e das secretaria da Fazenda (Sefaz) e Planejamento e Gestão (Seplag) apareceram as mensagens, em um fundo preto com uma bandeira de Alagoas. O site da Polícia Civil de Alagoas também continha a mensagem.
Sites de outras secretarias como Desenvolvimento Econômico e Turismo, Transporte e Desenvolvimento e Infraestrutura estão fora do ar.
"É assim que se owna um estado, Killsec. E não se perde voto pedindo morte ao adversário, seja melhor", diz trecho da mensagem. Na informática e nos jogos eletrônicos, o termo "ownar" geralmente é usado para expressar dominância em um sentido negativo.
Os hackers avisaram ainda que nenhum dado foi perdido ou roubado, apenas que a "home" foi alterada. "Bolsonaro Cyber Mafia no topo", finaliza a mensagem.
Em nota, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio de sua gerência de tecnologia da informação, disse que o hackeamento que atingiu sites do estado de Alagoas também atingiu sites governamentais de outros estados e que a falha de segurança não foi dos sites do Governo de Alagoas e sim do "registro.br", orgão oficial de registro de domínios nacionais.
A Fapeal garantiu também que nenhum sistema foi invadido, apenas os endereços dos sites mudados. "Os hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais'", diz o trecho da nota.
Leia a nota completa:
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio de sua gerência de tecnologia da informação esclarece:
O hackeamento que atingiu sites do estado de Alagoas também atingiu sites governamentais de outros estados.
A falha de segurança não foi dos sites do Governo de Alagoas e sim do "registro.br", orgão oficial de registro de domínios nacionais.
Os hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais.
Nenhum sistema foi invadido, apenas os endereços dos sites mudados.
A Fapeal já contatou o registro.br, em caráter de urgência, para ter sua conta de administrador devolvida, para que os endereços sejam corrigidos.
Dados, serviços e conectividade não foram alterados e serão retomados na íntegra.
Os endereços dos sites de Alagoas devem ser normalizados nas próximas horas.