Política
Vídeo: Bolsonaristas tentam invadir prédio da PF e incendeiam carros e ônibus em Brasília
Polícia Militar foi chamada e reagiu com bombas de gás e balas de borracha; carros e pelo menos um ônibus foi incendiado
Apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro (PL) deflagraram uma série de atos de vandalismo em Brasília na noite de segunda-feira (12). Carros e ônibus foram danificados e incendiados. A Polícia Militar entrou em confronto com o grupo.
Veja:
Os atos de vandalismo começaram na frente da Polícia Federal, na Asa Norte, por volta de 19h30, após o cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o indígena José Acácio Tserere Xavante, apoiador de Bolsonaro. Ele é investigado por participar de atos antidemocráticos e reunir pessoas para cometer crimes; a PF diz que o preso está acompanhado de advogados e que as formalidades relativas à prisão "estão sendo adotadas nos termos da lei".
Após o ocorrido, bolsonaristas tentaram invadir um prédio da PF e incendiaram carros. Pelo menos um ônibus foi incendiado; botijões de gás foram espalhados em ruas da cidade.
Os bolsonaristas declaram não aceitar o resultado das urnas – que registraram o desejo da maioria dos brasileiros e não tiveram caso de fraude detectada, inclusive pelas Forças Armadas. Os manifestantes defendem abertamente um golpe – por meio de intervenção militar no governo.
Nenhum representante do governo Bolsonaro falou até a última atualização desta reportagem.
*Com informações do G1