Política
Indicado: MDB aposta em Renan Filho para o Ministério das Minas e Energia
Partido pode perder em 2023 a maior bancada da Casa; entenda
Renan Filho (MDB) pode comandar o Ministério das Minas e Energia em 2023 no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, isso porque o nome do ex-governador de Alagoas e senador eleito é aposta de seu partido. Caso ocupe a pasta, o seu suplente, Fernando Farias, assumirá seu lugar no Senado.
O partido, no entanto, se contentará também com a nomeação do filho do senador Renan Calheiros em outra pasta, como Cidades oi Integração Regional. O MDB vai perder em 2023 a maior bancada da Casa, depois de 25 anos e articula para ficar com a vice-presidência nas eleições de fevereiro.
A legenda União Brasil também sonha com o Ministério das Minas e Energia. O partido pretende indicar o deputado federal baiano Elmar Nascimento para a cadeira.
As negociações entre o partido e o PSD, do presidente Rodrigo Pacheco (MG), começaram em novembro. A ideia do MDB é apoiar a reeleição de Pacheco, desde que fique com a vice-presidência do Senado. Nos bastidores, Renan Calheiros é quem tem trabalhado para que Renan Filho, eleito senador pela primeira vez, seja o número dois da Casa.
Com informações de Tamara Albuquerque/Jornal Extra Alagoas.