Política
Paulo Dantas vai escolher uma deputada para seu secretariado
Prima do governador, filha da prefeita de Igreja Nova, Vera Dantas, Carla deve ser o nome escolhido, considerado as fortes especulações dos últimos dias
O governador Paulo Dantas trabalha para manter a validade de um dos “mantras” da sua campanha. No discurso de sua diplomação, prometeu manter a maioria de mulheres no primeiro escalão.
“Este é o governo do maior secretariado feminino de todo o país. Pela primeira vez no Brasil tivemos uma maioria de mulheres fazendo história. Repeti muitas vezes e é nisso que acredito: mais mulheres na política são mais políticas para mulheres”, ressaltou Dantas ao agradecer também à família.
Manter a maioria de mulheres no comando das Pastas não é tarefa simples. Nem sempre é possível ter um nome feminino, considerando que os cargos são de confiança, em alguns casos exigem experiência ou conhecimento específico e muitas vezes são preenchidos por indicação ou conveniência política.
É esse o caso da vaga que precisa ser aberta na Assembleia Legislativa de Alagoas. O compromisso do grupo de Paulo Dantas antes da eleição era de “abrir” vaga para dois suplentes no MDB. E será cumprido.
Nesse caso, o governador trabalha para indicar uma das quatro deputadas eleitas pelo partido para o 1o escalão, o que resolveria, de cara, dois problemas: abertura e vaga e maioria feminina.
O primeiro nome a ser “sondado” pelo grupo foi o da deputada estadual Flávia Cavalcante (MDB). Ele ira para a Seprev, pasta hoje ocupada por seu marido, o vereador de Maceió Kelmann Vieira.
A solução não parece ter agradado a parlamentar. Mesmo sabendo que a informação saiu do gabinete do governador, foi as redes sociais para dizer que era ‘fake news’. Talvez tenha sido a maneira que encontrou de negar o convite sem dizer ‘não’ a Paulo Dantas.
O que se especula, agora, é que Paulo Dantas vai escolher uma das outras três parlamentares eleitas pelo MDB – Carla Dantas, Cibele Moura e Fátima Canuto.
Prima do governador, filha da prefeita de Igreja Nova, Vera Dantas, Carla deve ser o nome escolhido, considerado as fortes especulações dos últimos dias.
Isso resolveria a situação de um suplente, garantindo o mandato para Galba Novaes. A outra “vaga” poderia ser aberta com escolha de outro deputado para uma Secretaria. Outra forte possibilidade é que o indicado para o primeiro escalão seja o segundo suplente.
E é aí que o nome de Léo Loureiro surge forte nas especulações para ocupar a Secretaria da Cidadania e Pessoa com Deficiência que será criada na reforma administrativa pelo governador Paulo Dantas. Mas essa é outra história.
Em tempo
Flávia Cavalcante “reclamou” no Instagram de não ter sido consultada pelo blog sobre a indicação de seu nome. Expliquei a ela quem deu a informação e em seguida perguntei se ela aceitaria ou recusaria a indicação, mas até o momento não houve resposta.