Política
Após ser sondado para Minas e Energia, Renan Filho pode ir para Ministério do Planejamento
Alagoano teria dito a emissores de Lula que o perfil da pasta combina mais com o seu perfil; MDB prefere o Ministério de Minas e Energia
O ex-governador de Alagoas e senador eleito Renan Filho (MDB) tem sido sondado pela equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para assumir o Ministério do Planejamento, que deve ser recriado após o fatiamento do atual Ministério da Economia.
O alagoano é o favorito a ser indicado pela bancada do MDB no Senado para compor o governo de Lula. Renan teria dito a emissários do presidente eleito que o Planejamento combina mais com o seu perfil de governo em Alagoas, mas a indicação deve partir de seu partido, que quer ficar com o Ministério de Minas e Energia.
O futuro desmembramento do Desenvolvimento Regional deve resultar nos ministérios das Cidades e da Integração Nacional, pasta que agrada o partido emedebista junto do Ministério da Saúde.
Ao que tudo indica, o MDB quer um ministério “finalístico”, que tenha orçamento e função para entregar obras ou realizações, servindo assim de vitrine política.
Apesar da sondagem de Renan Filho, o MDB ainda não foi solicitado a indicar um nome para a Esplanada.
*Com informações do Poder 360