Política

"Vou continuar a fazer oposição responsável", diz o vereador Joãozinho sobre 2023

Ao final do segundo mandato, o parlamentar se diz adaptado ao legislativo e que o caminho trouxe novos aprendizados

Por Vinícius Rocha 22/12/2022 15h03 - Atualizado em 22/12/2022 17h05
'Vou continuar a fazer oposição responsável', diz o vereador Joãozinho sobre 2023
Joãozinho finalizou o segundo ano de mandato no legislativo municipal - Foto: Isabella Guedes/Jornal de Alagoas

Uma das grandes surpresas da eleição de 2020, Joãozinho foi escolhido vereador por Maceió com  mais de 3 mil votos. Há dois anos como membro do legislativo da capital alagoana, ele encerra 2022 comemorando os bons resultados e o aprendizado conquistado na Câmara, onde foi entrevistado pelo Jornal de Alagoas, antes da sessão que votou o orçamento municipal para 2023.

Ele começou como estagiário na prefeitura de Maceió e, com competência, ganhou espaço no serviço público, tornando-se um dos homens de confiança do ex-prefeito Rui Palmeira. Foi com o apoio do gestor que saiu candidato para a vereança, onde orgulhosamente assumiu o cargo em 2021. Agora, ao final do segundo mandato, Joãozinho se diz adaptado ao legislativo, mas que o caminho trouxe também novos aprendizados. 

"A avaliação que tenho é muito boa, cresci como parlamentar. Eu tinha um viés muito do poder executivo, por 14 anos trabalhei no executivo, que é um pouco diferente do legislativo. Pude aprender muita coisa, fiscalizando os equipamentos públicos do município, participando de audiências públicas, a exemplo da audiência da Lei de Diretriz Orçamentária, do próprio orçamento. A gente tem um grande aprendizado com quem está na ponta vivenciando os problemas das comunidades", afirma. 

Para 2023, o vereador diz que continuará a fazer o que classificou como oposição responsável. Hoje, parte da base de apoio do governador Paulo Dantas, o parlamentar não foge da discussão pública, mas faz questão de dizer que não faz ataque pessoais ao prefeito JHC ou a qualquer secretário e que vota em projetos que sejam bons para os maceioenses. 

"Vou continuar na câmara propondo, vou estar aqui votando o que for bom para o maceioense, mas também se ver algo que não for bom, irei me posicionar contrário, irei procurar os órgãos fiscalizadores, a exemplo do Ministério Público, que tem sido um grande parceiro", comenta João. 

Entre os projetos de destaque no legislativo municipal, o parlamentar destacou dois deles. O primeiro, o projeto que isenta de pagamento em concurso público aqueles que realizarem doação voluntária de sangue. O outro, obriga as instituições de ensino a destacar na entrada das entidades o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos último cinco anos. "Isso é muito importante para que os pais e responsáveis possam acompanhar o desenvolvimento da instituição", frisa. 

Sobre a parceria com o ex-prefeito Rui Palmeira, recentemente escalado para assumir a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), Joãozinho diz que vai permanecer vereador, mas torce e apoia Rui. "Vou procurar ajudar sempre porque é meu parceiro político. Sei que nesse meio gratidão e lealdade é difícil, mas graça a Deus, e isso aprendi dentro de casa, permaneço no apoio ao amigo Rui Palmeira".