Política
Definido: Renan Filho será ministro do governo Lula; veja qual será a Pasta
O ex-governador de Alagoas por dois mandatos e senador eleito pelo MDB, Renan Filho, foi indicado para uma das mais importes Pastas do governo Federal, a dos Transportes
O martelo foi batido nesta quinta-feira (22/21) em reunião da bancada do MDB no Senado com o presidente Lula. O partido vai indicar dois ministérios no futuro governo.
O ex-governador de Alagoas por dois mandatos e senador eleito pelo MDB, Renan Filho, foi indicado para uma das mais importes Pastas do governo Federal, a dos Transportes.
Segundo interlocutores que participaram da reunião, “o presidente Lula atendeu integralmente a sugestão da bancada”.
A outra Pasta, que ficará na indicação do partido, das Cidades, será indicada pela bancada do MDB na Câmara dos Deputados.
Consultado pela bancada, Renan Filho aceitou assumir o ministério. Ele viaja para Brasília hoje, para participar de reuniões com o presidente Lula e com a equipe de transição.
O Ministério dos Transportes é um dos mais importantes do governo federal, tem um dos maiores orçamentos e entre os desafios para o futuro ministro tem um novo plano de concessão de rodovias e ferrovias.
Reunião
Integrantes da cúpula do MDB tiveram reunião às 15h de hoje com negociadores do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para definir o espaço a ser ocupado pelo partido no novo governo.
Após a reunião, confirmei as informações com fontes do partido. O MDB pleiteou ao menos dois ministérios para contemplar sua base no Congresso Nacional.
Renan Filho que chegou a ser cotado para outras Pastas, incluindo uma sondagem para o Planejamento, foi o indicado pela bancada do partido no Senado para comandar o Ministério Transportes.
O deputado federal José Priante (PA) deve ser o nome da bancada do MDB da Câmara dos Deputados para assumir o Ministério das Cidades.