Política

Mais de 4 anos depois, AL volta a ter um ministro no governo federal

Indicado pelo partido, o senador eleito pelo MDB de Alagoas, Renan Filho, será ministro dos Transportes

Por Blog do Edivaldo Júnior 29/12/2022 08h08 - Atualizado em 29/12/2022 08h08
Mais de 4 anos depois, AL volta a ter um ministro no governo federal
Renan Filho - Foto: Reprodução

O martelo foi batido. Em reunião com integrantes da ‘cúpula’ do MDB nesta quarta-feira (28/12), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a indicação de dois nomes do partido para seu ministério.

Pela primeira vez, em mais de quatro anos, um alagoano vai voltar a ocupar o cargo de ministro do governo federal. Indicado pelo partido, o senador eleito pelo MDB de Alagoas, Renan Filho, será ministro dos Transportes.

No governo de Michel Temer (MDB), dois deputados federais alagoanos chegaram a virar ministros – Maurício Quintella e Marx Beltrão.

Com a confirmação de sua indicação, Renan Filho será o primeiro alagoano indicado para um ministério em mais de quatro anos.

O novo governo, que começa em 1o de janeiro, terá outros ministros de Estados do Nordeste, a exemplo de Flávio Dino (MA), Camilo Santana (CE) e Rui Costa (BA). Bem diferente do governo Jair Bolsonaro, que teve pouco espaço para nordestinos.

Confirmado


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aceitou os nomes do senador eleito Renan Filho (MDB-AL) para o Ministério dos Transportes e o de Jader Filho, presidente do MDB no Pará, para o Ministério Cidades. A confirmação saiu em reunião com integrantes da cúpula emedebista nesta quarta-feira.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) foi indicada na cota pessoal do presidente eleito para o Ministério do Planejamento.

Os novos indicados para o ministro deverão ser confirmados nesta quinta-feira (29/12) em cerimônia na sede do governo de transição.

O encontro de Lula com a cúpula do MDB ocorrer em um hotel de Brasília. Participaram da reunião Renan Filho e Jader Filho, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), além de integrantes da equipe de transição.

Rafael Brito, o “Tio Rafa”, deputado federal eleito pelo MDB de Alagoas também participou do encontro com o presidente Lula. Para ele foi um momento de “aprendizado”, dedicado falar de perto com Lula e vários outros líderes do seu partido e do PT. Mas essa é outra história.