Política

Calheiros afirma que Bolsonaro deve responder por crimes que cometeu: "muita chance de ir para a cadeia"

Declaração foi feita durante a cerimônia de posse de Renan Filho como ministro dos Transportes nesta terça (3)

Por Redação* 04/01/2023 10h10
Calheiros afirma que Bolsonaro deve responder por crimes que cometeu: 'muita chance de ir para a cadeia'
Renan Calheiros - Foto: Pedro França/Agência Senado

Durante a cerimônia de posse de Renan Filho (MDB) como ministro dos Transportes, nesta terça-feira (3), o senador Renan Calheiros (MDB) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá responder por todos os crimes que cometeu.

Segundo Calheiros, somente no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Bolsonaro teria sido indiciado por nove crimes.

"Ele vai ter que responder por isso, agora sem a blindagem da Procuradoria Geral da República, porque muitos processos dele, sobretudo aqueles que não tem parlamentares, irão para a primeira instância", explicou.

O senador acredita que, a partir do indiciamento pela CPI, há uma grande possibilidade de que o ex-presidente seja condenado, caso os processos sigam o rito: "ele tem muita chance, sim, de ir para a cadeia".

Em dezembro de 2022, a Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, de prorrogar a apuração de uma denúncia feita pela CPI da Covid-19 contra Bolsonaro. De acordo com as queixas, o ex-presidente cometeu crime ao estimular o descumprimento de medidas sanitárias.

*Com informações do Cada Minuto