Política
Renan Filho apresentará nesta terça-feira plano de 100 dias para os Transportes
Para Alagoas, Filho anunciou diversos serviços, que ele já havia antecipado em entrevista coletiva que concedeu ao lado do governador,
Em entrevista concedida à TV Gazeta de Alagoas, na manhã desta segunda-feira (16), o ministro dos Transportes, Renan Filho, revelou que apresentará amanhã, em Brasília, o plano de ação para os primeiros 100 dias de administração da pasta.
A prioridade, de acordo com o ministro, é a retomada das ações que estagnaram por falta de recursos, além da análise dos contratos a respeito dos 15 mil quilômetros de rodovia concedidos, além da ampliação da participação do setor privado.
Para Alagoas, Filho anunciou diversos serviços, que ele já havia antecipado em entrevista coletiva que concedeu ao lado do governador, Paulo Dantas, na última semana.
Serão feitas as obras na BR-104, em São José da Laje e em Ibateguara, além da retomada do trecho da BR-416, que dará acesso à Serra da Catita. O ex-governador de Alagoas garantiu que vai assumir o serviço na BR-101, em pontos desgastados pela erosão, principalmente nos municípios de Boca da Mata e Marechal Deodoro.
“O compromisso que assumimos, junto com o presidente Lula, é a duplicação da BR-101 no Nordeste. Recebi dele [de Lula] a missão de concluir estas obras para melhorar o escoamento da produção e fortalecer o turismo, o que deve gerar mais emprego e renda para a região”, explicou.
Há previsão, no cronograma do Ministério, conforme ele anunciou, para conclusão de trecho em Porto Real do Colégio, na divisa com o estado de Sergipe, e a atualização do projeto para duplicação da rodovia em Joaquim Gomes, que passa por terras indígenas Wassu Cocal. Segundo o ministro, a tendência é que o diálogo com a população da aldeia seja facilitado no novo governo.
Para a capital, a proposta é duplicar a BR-316, do Benedito Bentes (no contorno do Shopping Pátio) até o viaduto da PRF. De lá, as obras seguirão para o acesso ao município do Pilar, ainda na Região Metropolitana. Esta, segundo Renan Filho, será considerada uma grande marca do atual Ministério do Transportes que vai impactar Alagoas.
Ele informou que deve conversar com Paulo Dantas e com o governo de Pernambuco para que o Governo Federal dê uma parcela de contribuição para a construção da tão almejada ponte que liga os municípios de Penedo e Neópoles (SE), no Baixo São Francisco.
O ministro informou que o grande trunfo da sua gestão será a aproximação com a iniciativa privada, o que assegurará a ampliação do investimento na pasta, levando em consideração, segundo ele, que o poder público não teria caixa suficiente para alcançar todas as esferas.
*Com informações do GazetaWeb