Política

"Vou pedir nova licitação para o transporte público de Rio Largo", diz vereador

População riolarguense vem sofrendo com a má qualidade nos serviços que têm ônibus sendo apreendidos diariamente devido às más condições dos veículos

Por Isabelle Guedes* 19/01/2023 11h11 - Atualizado em 19/01/2023 18h06
'Vou pedir nova licitação para o transporte público de Rio Largo', diz vereador
Daniel Pontes é vereador do município de Rio Largo pelo PCdoB - Foto: Reprodução

Em entrevista ao Jornal de Alagoas, o vereador de Rio Largo, Daniel Pontes (PCdoB), anunciou que irá pedir uma nova licitação para o transporte público do munícipio. A população que depende do transporte público da cidade tem sido prejudicada há mais de um mês, quando Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) passou a apreender os ônibus que ligam o município à Maceió por eles não apresentarem condições adequadas para atender a população.

''Vou pedir a primeira sessão quando voltar do recesso, vou entrar com pedindo na Câmara solicitando que haja uma licitação pública para o transporte público da cidade de Rio Largo, pois essas concessões estão vencidas. Estou trabalhando nessa indicação com o advogado para que a prefeitura faça a licitação pública", comentou.

Daniel Pontes afirmou que a situação gera indignação e o sentimento de impunidade, já que a empresa responsável, a Veleiro, não tem entregado um serviço de qualidade para os passageiros. ''Não há respeito dos horários, Rio largo tem duas vias, a Gustavo Paiva e a Mata do Rolo, eles preferem fazer a rota pela Mata do Rolo porque tem mais passageiros'', fala o parlamentar.

O vereador aponta também que a Câmara dos Vereadores tem uma certa limitação para a resolução da questão, já que é um caso que envolve finanças, não sendo designado aos vereadores. ''A única coisa que podemos fazer é uma indicação para cobrar o prefeito e também cobrar o Ministério Público'', finaliza.

Demanda antiga


Moradores de Rio Largo e do Cruzeiro do Sul, bairro de Maceió que abrange três municípios - Rio Largo, Maceió e Satuba - entrevistados pelo Jornal de Alagoas, afirmaram que a demanda da licitação para novas empresas e ônibus é antiga, mas que nunca vai pra frente. "Tem muito dinheiro envolvido", afirma uma moradora, que preferiu não se identificar.

Comissão parlamentar


Daniel afirmou que, logo no início do atual mandato, uma comissão formada por cinco vereadores tentou solucionar o problema junto ao Ministério Público Estadual. "Não obtivemos respostas efetivas, fomos informados apenas que seria solucionado, mas esse problema já faz décadas", reclamou.

Ele reclamou de que o desde que a antiga empresa, a Aviação Rio Largo, deixou de operar no município, nenhuma outra empresa entregou transporte público de qualidade para a população e as novas empresas "já assumiram com os ônibus velhos".

*Estagiária sob supervisão