Política

Em AL, presidente do TCU lembra tempo de estudante em Maceió e defende parceria com municípios

Bruno revelou que mantém lanços com Alagoas desde os tempos que estudou no Cesmac, em Maceió

Por Blog do Edivaldo Jr. 21/01/2023 11h11
Em AL, presidente do TCU lembra tempo de estudante em Maceió e defende parceria com municípios
Hugo Vanderlei, Paulo Dantas e Hugo Dantas - Foto: Assessoria

Presidente do Tribunal de Contas da União, o ministro Bruno Dantas fez a palestra magna no Congresso dos Municípios Alagoanos 2023, nessa quinta-feira (20/01) sobre “Eficiência e Transparência na Gestão Pública”, em um dos auditórios do Centro de Convenções.

O evento contou com a participação do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley, governador Paulo Dantas, senador Renan Calheiros, presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor e presidente do TRE, Washington Luiz, entre outras autoridades.

Na palestra, Bruno revelou que mantém lanços com Alagoas desde os tempos que estudou no Cesmac, em Maceió. “Comecei a fazer direito aqui e depois fui para Brasília. Foi um dos melhores períodos de minha vida”, revelou Bruno, que é natural de Salvador-BA.

Mais jovem presidente do TCU, Bruno destacou ainda o papel de Renan Calheiros, que foi para o “enfrentamento com o governo federal na CPI da Pandemia”, num ação que ele classificou como “corajosa”.

Bruno estabeleceu como marcos de sua gestão na presidência do TCU – ele assumiu em dezembro de 2022. Como prioridades, defende a transparência das contas públicas, a responsabilidade fiscal e a cultura do consensualismo.

Durante o evento, Bruno defendeu ainda pareceria com os municípios. Para ele é fundamental separar o “joio do trigo” no julgamento das contas de prefeituras, especialmente das pequenas cidades do interior.

“Não podemos condenar aqueles prefeitos que tem dificuldades em apresentar suas contas por falta de condições de ter uma boa assessoria técnica”, ponderou.

A atuação de associações a exemplo da AMA e a parceria com o poder público pode, na avaliação de Dantas dar suporte para que as prefeituras de cidades menores melhorem a gestão, a transparência dos dados e a apresentação das contas aos órgãos de controle.

De perto

O governador Paulo Dantas participou da palestra do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, abrindo o Congresso dos Municípios Alagoanos 2023. Municipalista, o governador, que já foi prefeito de Batalha, defendeu o papel dos prefeitos na gestão pública.

“São os prefeitos quem conhecem de perto a realidade da população e por isso sempre defendi parcerias entre o Estado e prefeituras para que as cidades cresçam, se desenvolvam e tenham mais empregos. Se ser um governador ou político municipalista significa respeitar a autonomia dos municípios, reconhecer a importância das cidades por ser onde se vive e se trabalha, estar próximo das pessoas, sou mesmo municipalista˜, defendeu Paulo Dantas.

Recorde

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, destacou o sucesso do Congresso dos Municípios Alagoanos 2023. Com 17 palestras em mais de vinte horas de qualificação, o evento reuniu mais dois mil servidores, dos 102 municípios, em capacitações, um número que representa o interesse dos gestores em ter equipes cada vez mais eficientes, diz o presidente da AMA, Hugo Wanderley. O diferencial é ser gratuito e o excelente nível dos palestrantes.

Para Hugo Wanderley, a presença do Ministro Bruno Dantas reforçou a parceria com os órgãos e controles e os municípios. “ A presença do ministro representa a firme parceria entre os órgãos de controle e fiscalização municipal. Buscamos não ser punidos: o que se busca é eficiência, desburocratização e zelo com recursos públicos”, destacou.