Política

Justiça nomeia presidente da Câmara de Arapiraca, mas antecessor convoca nova eleição

Vereador mais votado do município ficará a frente da Câmara até que seja eleita uma nova Mesa Diretora

Por Redação 01/02/2023 12h12 - Atualizado em 01/02/2023 13h01
Justiça nomeia presidente da Câmara de Arapiraca, mas antecessor convoca nova eleição
Vereador Rogério Nezinho (MDB) foi escolhido presidente por 30 dias, por ser o vereador mais votado - Foto: Reprodução

Após a decisão do Justiça que invalidou edital de convocação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, ficou decidido, após sentença do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Fernando Tourinho, que o vereador Rogério Nezinho (MDB) é o novo presidente da Casa Herbene Melo.

A decisão é válida por 30 dias até que uma nova mesa diretora assuma. Por lei, o vereador mais votado deve assumir a cadeira da presidência do Legislativo Municipal. Nezinho recebeu 4.908 votos, mais do que todos os outros eleitos no município agrestino. 

O imbróglio jurídico pelo qual passa o a escolha do comando do parlamento de Arapiraca para o biênio 2023-2024, se deu após o desembargador Fernando Tourinho ter julgado procedente a ação dos vereadores Léo Saturnino e Fany Gabriela contra o edital publicado no ano passado. O presidente do TJ/AL suspendeu todos os atos praticados na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Arapiraca.

Atropelou decisão

Apesar de Nezinho ter sido escolhido pela Justiça, com base na Lei, o novo presidente por 30 dias, a Câmara municipal de Arapiraca publicou, em suas redes sociais, uma convocação para a nova eleição da mesa diretora. Na publicação, a eleição acontece hoje (01/02), às 19h30 ,no plenário da Câmara.

A convocação foi feita pelo vereador Thiago ML (Pros), ex-presidente da Casa, porém, não deve ter efetividade já que ele não está mais no cargo e só haverá eleição quando Nezinho, atual presidente, realizar nova convocação.