Política

MDB provoca nova ‘baixa’ no partido de Jair Bolsonaro em AL

No “ranking” partidário, o PL segue agora com apenas um prefeito, o de Maceió, JHC, que se filiou a legenda em outubro de 2022

Por Blog do Edivaldo Junior 07/02/2023 05h05 - Atualizado em 07/02/2023 05h05
MDB provoca nova ‘baixa’ no partido de Jair Bolsonaro em AL
Renan Calheiros , Mailson Bulhões e Paulo Dantas - Foto: Reprodução

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL, perdeu mais um prefeito em Alagoas. Dos três prefeitos eleitos pela legenda em Alagoas em 2020, dois já haviam se filiado ao MDB há duas semanas: Jó (Olivença) e Marcela Gomes (Novo Lino).

Nesta segunda-feira (06/02), ou terceiro prefeito eleito pelo PL em Alagoas, Mailson Bulhões(Monteirópolis) também se filiou ao MDB, numa articulação conduzida a quatro mãos pelo senador Renan Calheiros, presidente do partido em Alagoas e pelo governador Paulo Dantas (MDB).

No “ranking” partidário, o PL segue agora com apenas um prefeito, o de Maceió, JHC, que se filiou a legenda em outubro de 2022,

Já o Podemos perdeu nesta segunda-feira a única prefeitura que tinha em Alagoas. Lucila Toledo deixou a legenda para também se filiar ao MDB, num articulação que contou, além do senador e do governador com a participação de seu filho, o deputado estadual Bruno Toledo (MDB-AL).

Com estas novas filiações, o MDB chega a 61 prefeitos em Alagoas. Somente este ano 12 novos prefeitos foram filiados ao partido.

Na segunda-feira (23/01) 8 novos prefeitos se filiaram ao partido. Na terça-feira (24/01), dois novos prefeitos foram para o MDB – Celino (Anadia) e Geraldo (Taquarana).

A maiores baixas até agora foram registradas no PP e no PL. Os partido de Arthur Lira (PP-AL) e Jair Bolsonaro ‘cederam’ três prefeitos cada para o MDB.

Do PP: Celino Rocha (Anadia), Theobaldo Cintra (Major Isidoro) e Zé Luiz (Olho d’Água das Flores). Do PL: Jó (Olivença), Marcela Gomes (Novo Lino) e Mailson Bulhões (Monteirópolis)

Com a ida de Ceci Rocha (Atalaia) para o MDB, o PSC, que também elegeu três prefeitos no Estado em 2020, ficou sem representação nas prefeituras do Estado. Os outros dois – Renato Filho (Pilar) e Flávio Lira (Feira Grande), se filiaram respectivamente ao MDB e PP no ano passado.

Já o Cidadania perdeu o único prefeito que tinha em Alagoas, Geraldo Cícero, de Taquarana.

Os outros dois prefeitos que se filiaram ao MDB foram eleitos pelo PTB e estavam no Republicanos: Leandro Silva (Junqueiro) e Erivaldo Mandú (Mata Grande).