Política
Delegado Fábio Costa leva "bandeira" de Nicole Calheiros à Câmara dos Deputados
"Essa causa vai ser muito falada ainda. É algo que na minha adolescência não se falava, e hoje é muito ressaltada", explicou Nicole
Pautado em uma das bandeiras de campanha da então candidata a deputada federal Nicole Calheiros (PSB), o deputado federal Fábio Costa (Progressistas-AL) apresentou na última terça-feira (7), à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, uma indicação sugerindo ao Ministério da Saúde a inclusão, na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), dos remédios recomendados para tratamento dos pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção com hiperatividade (TDAH).
Caso seja aprovada e atendida pelo Ministério da Saúde, a indicação, que aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vai possibilitar que pessoas com TDAH possam receber tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para justificar a indicação, Fábio Costa se ateve a um dado importante de que, no Brasil, a prevalência de TDAH é estimada em 7,6% em crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, 5,2% nos indivíduos entre 18 e 44 anos e 6,1% nos indivíduos maiores de 44 anos.
Defensora ferrenha do tratamento de TDAH pelo SUS, Nicole Calheiros não tem medido esforços para continuar a luta em favor de pessoas com esse tipo de transtorno. Para isso, ela esteve em Brasília, na quinta-feira (2), conversando com alguns parlamentares sobre o tema.
"Essa causa vai ser muito falada ainda. É algo que na minha adolescência não se falava, e hoje é muito ressaltada", explicou Nicole.