Política

Apoiado por Arthur Lira, Johnathan de Jesus é nomeado ministro do TCU

Parlamentar foi eleito no início de fevereiro com 239 votos favoráveis

Por Redação* 01/03/2023 11h11 - Atualizado em 01/03/2023 12h12
Apoiado por Arthur Lira, Johnathan de Jesus é nomeado ministro do TCU
Johnathan Pereira de Jesus - Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

O deputado Johnathan Pereira de Jesus foi nomeado como novo Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A nomeação foi anunciada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial.

A disputa pelo cargo, que surgiu com a aposentadoria da Ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar publicada em julho de 2022, foi acirrada e contou com outros parlamentares concorrendo ao posto. O apoio de Arthur Lira (PP), atual presidente da Câmara, foi decisivo para a escolha de Johnathan.

Após o embate, em 2 de fevereiro os deputados aprovaram a indicação do parlamentar com 239 votos favoráveis. Natural de Boa Vista, em Roraima, o médico e empresário nasceu em 1983 e atualmente exerce o terceiro mandato consecutivo na Câmara.

Apesar da vitória, a indicação de Johnathan veio acompanhada de críticas por congressistas indígenas. O presidente da Urihi Associação Yanomami, Junior Hekurari Yanomami, afirmou em entrevistas que o deputado e seu pai, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), indicaram os últimos gestores do Dsei-Yanomami (Distrito Sanitário Especial Indígena), vinculado ao Ministério da Saúde.

A declaração da associação aponta ainda que Rômulo Pinheiro e Ramsés Almeida, que ocuparam os cargos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não tinham experiência em saúde pública e indígena.

*Com informações do Jornal Extra