Política

Justiça investiga prefeito de Rio Largo por crime de nepotismo

O gestor da cidade, Gilberto Gonçalves, teria nomeado uma parente de 1º grau para o cargo de secretária municipal

Por Redação* 08/03/2023 15h03 - Atualizado em 08/03/2023 15h03
Justiça investiga prefeito de Rio Largo por crime de nepotismo
Prefeito Gilberto Gonçalves da Silva (PP) - Foto: Divulgação

O prefeito da cidade de Rio Largo, cidade da região metropolitana de Maceió, Gilberto Gonçalves (PP), está sendo investigado pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL) pela nomeação de uma parente de 1º grau para o cargo de secretária municipal.

A denúncia chegou à 2ª Promotoria de Justiça de Rio Largo, que inicialmente instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil para apurar o possível caso de nepotismo. Contundo, o prazo regimental para a investigação terminou, e a promotora Louise Maria Teixeira da Silva converteu-o em inquérito para dar continuidade às apurações.

Vale lembrar que a filha de Gilberto Gonçalves, Gabriela Gonçalves, hoje deputada estadual pelo Progressistas, ocupou o cargo de Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Rio Largo por dois anos, até abril de 2022.

Com o intuito de melhor investigar, foi expedido um ofício à Prefeitura de Rio Largo solicitando informações complementares sobre a nomeação da parente.

No Diário Oficial do MPAL desta quarta-feira (08), foi citada o chamado Tema 1000, que está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) e questiona a constitucionalidade da possibilidade de nomeação de parentes de até o terceiro grau para cargos políticos.

A promotora Louise Maria quer entender os motivos que levaram à nomeação da secretária e verificar se houve violação da legislação.

*Com informações do Br104.