Política
Renan Calheiros presidirá Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado
Segundo ele, a prioridade será resgatar os pressupostos sagrados da diplomacia brasileira: autodeterminação, não agressão, defesa da paz, dentre outros
O senador por Alagoas, Renan Calheiros (MDB) foi aclamado nesta quarta-feira, 08, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. Ele chefiará o colegiado que analisa indicações de diplomatas para embaixadas do Brasil no exterior, acordos internacionais e projetos na área de defesa.
Renan disse que a prioridade será "resgatar os pressupostos sagrados da diplomacia brasileira: autodeterminação, não agressão, defesa da paz, cooperação, repúdio ao terrorismo/racismo e a multilateralidade".
"Dizer da satisfação de presidir essa importante comissão do Congresso Nacional, aliás hoje, a mesma Comissão faz 120 anos de existência. Comissão importante, fundamental, que tem como propósito, enquanto nós estivermos à frente da sua condução, a reconstrução, o resgate, a restauração do papel que o Brasil sempre exerceu nas relações internacionais", destacou o senador, em vídeo publicado no seu Instagram.
Calheiros finaliza agradecendo "de coração" a todos e afirma que espera à frente dessa Comissão estar à altura da expectativa que todos têm nos trabalhos da Comissão e no papel que ela exerce no resgaste da política externa. "Um exemplo que sempre foi oferecido pelo Brasil nas suas relações internacionais. Muito obrigado a todos".
A Comissão de Relações e Defesa Nacional do Senado analisa indicações para embaixadas, acordos internacionais e projetos na área de defesa.