Política
Vereadores de Maceió instalam Comissão Especial de Inquérito para investigar BRK
João Catunda (PP), presidente da CEI, disse que irá discutir " desserviço e todos os transtornos que essa empresa tem trazido aos maceioenses"
Vereadores de Maceió vão instalar uma Comissão de Especial de Inquérito (CEI) para investigar os serviços prestados e possíveis irregularidades na atuação da BRK na capital alagoana. A empresa é responsável pela prestação de serviço de saneamento em Maceió e região metropolitana.
O anúncio da instalação da CEI foi feito pelo vereador João Catunda (PP) na sessão ordinária desta sexta-feira (16). Ele também presidirá a Comissão. Nesta quinta-feira (15), os vereadores acusaram a BRK e o Governo de Alagoas de tentar barrar a criação a Comissão, pressionando vereadores da base governista para retirar o nome do documento que solicitava sua instalação.
Catunda afirmou que conseguiu a assinatura da maioria dos vereadores em apoio à Comissão Especial de Investigação, portanto ela já se faz instalada. Ao todo, o vereador do PP conseguiu 15 assinaturas. Segundo o vereador, esse momento é de extrema importância para a Casa, mas ainda mais importante para todos os maceioenses. “Protocolamos, respeitando todos os artigos necessários do regimento interno desta Casa, sobre a instauração da CEI da BRK, para que a gente possa discutir o desserviço e todos os transtornos que essa empresa tem trazido aos maceioenses”, afirmou.
“Estamos aqui, representando a maioria da população, porque é o nosso papel como vereador trazer as angústias do nosso povo para que a gente venha buscar soluções. Então, mais uma vez, eu gostaria de convidar toda a população, os responsáveis pela empresa BRK Ambiental, o governo do estado, a Arsal, para a audiência pública do próximo dia 22, proposta pelo meu colega vereador Eduardo Canuto”, disse o edil.
A CEI da BRK será presidida pelo vereador João Catunda, o vereador Francisco Sales será o relator da comissão e os vereadores Pastor Oliveira, Cléber Costa e Eduardo Canuto serão membros dessa comissão. A Comissão é composta por 5 vereadores e 2 suplentes, sendo os suplentes, os vereadores Leonardo Dias e Davi Davino.
Em nota divulgada antes da confirmação da instalação da CEI, a BRK informou "que está sempre à disposição para dialogar com todos os interlocutores. A empresa ressalta que não foi formalmente convidada para a referida audiência pública, mas reforça que está à disposição para esclarecer quaisquer temas acerca do projeto de concessão e dos serviços prestados pela BRK na Região Metropolitana de Maceió".
*Com informações da assessoria João Catunda