Política

Vereadores de Maceió criticam BRK em audiência pública: "Maior problema de Maceió"

A empresa, por sua vez, pediu calma aos moradores e garantiu que irá solucionar todos os problemas reclamados pelos maceioenses

Por Ruan Teixeira 22/03/2023 18h06 - Atualizado em 22/03/2023 22h10
Vereadores de Maceió criticam BRK em audiência pública: 'Maior problema de Maceió'
Vereadores no plenário juntamente de um representante da empresa (de camisa branca). - Foto: Reprodução/Vídeo

Nesta quarta-feira, 22, no Dia Mundial da Água, foi realizado uma audiência pública para discutir as denúncias e problemas estruturais causados nas ruas de Maceió pela empresa BRK Ambiental, no plenário da Câmara de Vereadores. 

A audiência que teve como tema, “os aumentos abusivos da BRK” e foi solicitada pelo vereador Eduardo Canuto (PV) e subscrita pelos vereadores, João Catunda (PP), criador e presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI), criada na última semana e que investigará os servidos da empresa, além do vereador e delator Francisco Sales (UB). 

Eduardo foi quem iniciou a audiência. Ele destacou que espera, que o dia de hoje tenha sido histórico para Maceió e que seja tudo solucionado. "A BRK terá muito que se explicar, pois o povo não aguenta mais pagar por um preço injusto". 

Após Canuto, quem ficou com a palavra foi o vereador João Catunda. Ele frisou que todos os dias ouve reclamações da população, mencionando a Companhia de Saneamento de Alagoas CASAL, antes responsável por Maceió e região Metropolitana, destacando que BRK conseguiu defasar um "serviço que já era extremamente defasado". "O maior problema da cidade de Maceió, muitas pessoas estão sofrendo, muita das vezes sem conseguir tomar banho". 

Sales também acusou a empresa de cobrar saneamento básico em áreas que não são saneadas, apontando o fato como um crime. 

A empresa, por sua vez, pediu calma aos moradores e garantiu que irá solucionar todos os problemas reclamados pelos maceioenses. Vale destacar que a BRK é responsável pelo saneamento na capital alagoana e está sendo alvo de investigação na Câmara de Vereadores de Maceió. 

João Catunda ainda destacou a situação apresentadas pelos moradores como "urgente", pois, segundo ele, são muitos relatos fortes e preocupantes. "A BRK precisa urgentemente tomar as medidas necessárias para solucionar os problemas da população. 

Mais de 30 líderes comunitários foram convidados para que opinassem e fizessem suas devidas queixas à empresa. Todos, sem exceção, não mediram palavras ao falar da BRK. 

Os internautas por meio do Youtube demonstraram apoio aos vereadores e desprazer à BRK. O internauta Diogo Silva desabafou relatando que o bairro de Jacintinho está sem água desde o dia 19/03, domingo, e que querem água. "BRK acabou com Alagoas". Marise Silva, outra internauta disse que a empresa é uma vergonha para o povo de Maceió e deve "cair fora". 

Uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) foi criada para investigar as queixas da população, analisar contratos e ir a campo fiscalizar as obras realizadas pela BRK. A CEI tem o prazo de 120 dias, podendo ser estendida por mais 60. 

Além dos vereadores que compõe a CEI da BRK, também participaram da audiência pública os vereadores Joãozinho, Chico Filho, Brivaldo Marques, Silvânia Barbosa, Gabi Ronalsa, representantes da BRK, Arsal, OAB e Defensoria Pública.

Confira a audiência completa: