Política

Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo dará acesso prioritário ao atendimento público, garante governo

A solenidade de lançamento da Carteira aconteceu no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, nesta segunda (3)

Por Ylailla Moraes* 03/04/2023 12h12 - Atualizado em 03/04/2023 12h12
Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo dará acesso prioritário ao atendimento público, garante governo
Carteirinha de Identificação de Autistas - Foto: G1

Na manhã desta segunda (2), o governador Paulo Dantas e a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, realizaram o lançamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A solenidade aconteceu no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, às 10h.

Durante a coletiva, o governador disse que as carteiras começarão a ser emitidas nos próximos dias, após ser feita uma capacitação nas prefeituras municipais. A emissão será feita pelos Centros de Referência do Estado (CERs), credenciados pelo Ministério da Saúde. 

“Nós estamos aqui certos de que o autismo e a pessoa com deficiência é uma agenda prioritária para o nosso governo”, afirmou o governador, ressaltando ainda que o estado dará todas as garantias e acessos às pessoas que possuem o TEA (Transtorno do Espectro Autista). 

Aline Rodrigues, a nova secretária da Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) falou sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e ainda afirmou que a importância da data deve ser estendida a todos os dias. 

Segundo Aline, a carteira dará acesso prioritário aos atendimentos públicos e privados do Estado. A secretária ainda disse que os CERs serão um suporte para os trabalhos, com o objetivo de conhecer o público que se pretende atender, suas necessidades e especificações.

O governador finalizou a solenidade contando da sua confiança na atuação do Governo Federal para cumprir as metas estabelecidas para dar suporte para os PCDs (Pessoas Com Deficiência ). Afirmando que o equilíbrio fiscal garante a manutenção das atividades, para que as verbas sejam destinadas aos setores necessários.

*Estagiária sob supervisão