Política
Lula é escolhido como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo, aponta Revista Time
Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido devido ao seu viés ambientalista, à frente dos cuidados com a Amazônia
A Revista “Time” divulgou, nesta quinta-feira (13), que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entrou para a lista dos cem nomes mais influentes do mundo em 2023.
Além do representante brasileiro, estão presentes nomes como o presidente estadunidense Joe Biden, o comandante do governo colombiano, Gustavo Petro e o chanceler alemão, Olaf Scholz e ainda a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska.
Uma vez ao ano, todos os anos, o periódico seleciona personalidades de várias áreas para a lista. Ambientalistas, ativistas políticos e até mesmo celebridades da televisão podem estar entre os nomes escolhidos. Existe também a possibilidade de nomes serem citados na publicação por destaques negativos. Um dos nomes escolhidos pela influência danosa foi o jornalista norte-americano Evan Gershkovich, repórter do “The Wall Street Journal”, na Rússia, que foi denunciado e preso, acusado pelo governo russo por espionagem.
Lula foi escolhido pela proteção ativa à Amazônia. Em publicação assinada pelo ex-vice presidente dos EUA, AL Gore, as personalidades são escolhidas, pela “Time”, a partir da indicação de outro influente personagem. A carta afirma que Luiz Inácio está vibrando na mesma sintonia do chamado “florescimento” dos cuidados climáticos e que o seu suporte será fundamental para o clima da década.
Gore, é também um ativista climático e ambiental e apelidou Lula como o “campeão do clima”, dizendo que:
"Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo (...). Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade".
O ex-vice-presidente ainda concluiu sua fala sobre Lula dizendo que a Amazônia “está se transformando de em um sumidouro de carbono, para uma fonte líquida de emissões”, lembrando das atividades de garimpo e desmatamentos ilegais e reiterando o compromisso firmado pelo petista de proteger a maior floresta tropical do mundo.
AL Gore finaliza a carta, com um dado: “O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior"
Outros líderes brasileiros já foram citados na Time
Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) entrou na lista da "Time" dos cem mais influentes naquele ano.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi escolhido como personalidade do ano em 2021 pela revista, que deu a alcunha de "líder controverso". Na publicação, o motivo da escolha do ex Deputado Federal ficou explícito: "Recentemente, Bolsonaro esteve na mira da Suprema Corte brasileira que ordenou uma investigação sobre comentários falsos alegando ligação entre a vacina contra a Covid e a Aids".
A personalidade do ano, como Bolsonaro foi, da "Time" é, segundo a própria revista, a seleção anual de um indivíduo ou um grupo que teve mais impacto no mundo no ano, para o bem ou para o mal. Hitler e Donald Trump também já foram escolhidos para estampar a capa da revista.
Já a lista das cem pessoas mais influentes é uma lista da "Time", também anual, com pessoas que "estão mudando o mundo", segundo a revista, em seis áreas: artistas, titãs, líderes, ícones, pioneiros e inovadores.