Política
Oposição em Maceió critica valor destinado pelo município para escola de samba carioca
Teca Nelma e Joãozinho, ambos do PSD, questionaram destinação do recurso a agremiação de outro estado e apontam que valor poderia ser investido na cultura local
Entidades culturais e vereadores de oposição criticaram, nesta segunda-feira (15), o valor de R$ 8 milhões que a prefeitura de Maceió irá pagar à escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro, para ser tema do samba-enredo do desfile da agremiação no carnaval carioca de 2024.
A vereadora Teca Nelma (PSD) questionou, em sua conta do Twitter, quais atitudes serão tomadas também para incentivar a cultura local em detrimento ao alto valor pago para que Maceió seja tema de carnaval de outro estado.
“Pessoal, estou recebendo mensagens de associações culturais questionando o valor do repasse feito pela Prefeitura para a escola de samba Beija-Flor, que vai homenagear Maceió no carnaval. E precisamos saber quais as contrapartidas para incentivar a cultura em Maceió”, escreveu a parlamentar.
O vereador Joãozinho, também do PSD, foi outro parlamentar que comentou o valor pago em tom crítico. Segundo ele, a atitude é um absurdo.
“Vejo como um absurdo e de extrema falta de respeito com as escolas de samba aqui de Maceió, tendo em vista que durante o carnaval deste ano a Prefeitura só repassou R$ 10 mil reais para cada uma das seis escolas de samba da capital”. Além disso, ele disse que já solicitou uma cópia do processo para verificar possíveis irregularidades. “Vou cobrar explicações do município para saber o motivo desse valor ser tão alto”, completou.
A Bancada Negra de Alagoas, coletivo do movimento negro alagoano e que disputou coletivamente o cargo de deputado estadual, também se pronunciou, chamando a atitude de absurda e questionando o retorno que o investimento terá para Maceió: “8 milhões de reais esse é o valor que a prefeitura de JHC vai pagar pra ter um enredo da Beija Flor! É um absurdo! Ninguém aguenta mais, JHC faz o que quer com o dinheiro da população”.
Em publicação nas redes sociais do Jornal de Alagoas que divulgava os gastos da prefeitura com o pagamento à escola, internautas dividem opiniões sobre o fato e se dizem surpresos com a destinação dos recursos.
“E a população? Enquanto isso o povo não tem moradia.... educação .... saúde…”, comentou um usuário. “Isso se chama investimento, Maceió vai ser vista pelo mundo inteiro sendo assim aumentando o turismo”, comentou outro.
O que diz a prefeitura
Segundo a Secretaria de Comunicação do Município, em release divulgado no site oficial da prefeitura, a homenagem da Beija-Flor impulsiona a estratégia de indução turística, que é fundamental para a economia da cidade.
A estimativa da prefeitura é que a indústria do turismo movimente atualmente uma cadeia produtiva composta por mais de 30 atividades econômicas, onde estão inseridos milhares de trabalhadores, de maneira direta e indireta.
"O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro conta com transmissão ao vivo da TV Globo e cobertura de mais de 150 veículos de comunicação do Brasil e do mundo, chegando a países em todos os continentes. Cada escola de samba tem 70 minutos para apresentação, o que significa que Maceió estará em evidência durante mais de uma hora, de forma ininterrupta, na mais importante emissora de TV aberta da América Latina", diz trecho do release enviado à imprensa.
Trade Turístico comemora
O trade turístico da capital alagoana, em nota enviada à imprensa, disse que entende ser de extrema importância a promoção do destino, seja para o público nacional ou estrangeiro. "A cidade disputa um mercado concorrido, com outras ofertas de lazer, sol e mar, e para atrair mais visitantes é fundamental que Maceió possa ser vista por mais gente", diz uma notícia enviada pelo trade turístico.
A oportunidade da capital alagoana ser tema para a escola de samba Beija-Flor, no palco do Sambódromo, é uma grande janela para o turismo. A audiência gerada pelo fato, não apenas no dia do evento, mas, desde já, é incalculável.
"Outros destinos, como Recife, Fortaleza e Manaus, por exemplo, já adotaram estratégias semelhantes, obtendo ótimas respostas de marketing e vendas. Turismo é mercado. Se não houver estratégia de trabalho e ousadia para promoção, o público irá preferir outros destinos", afirmou Pietro Coelho, diretor de comercial da rede de hotéis Ritz Brasil.