Política

Destaque do governo: Dino estará em Maceió na próxima segunda-feira (22)

Ministro da Justiça também vai lançar segunda edição do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci

Por Redação 18/05/2023 09h09 - Atualizado em 18/05/2023 12h12
Destaque do governo: Dino estará em Maceió  na próxima segunda-feira (22)
Ministro da Justiça Flávio Dino - Foto: Reprodução/Internet

O ministro da Justiça Flávio Dino vai estar em Maceió na próxima segunda-feira (22) para cumprir agenda com o governador Paulo Dantas (MDB). Ele chega a Alagoas na noite do domingo e às 8h30 da manhã da segunda tem compromisso no Palácio Zumbi dos Palmares.

Dino chega para entregar ao governo do Estado exatamente 13 viaturas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A entrega das viaturas acontecerá na recém-reformada praça dos Martírios, no Centro. Antes da entrega das viaturas, Flávio Dino fará uma coletiva de imprensa com os jornalistas presentes.

O ministro tem aparecido repetidamente na internet por conta das cenas em que é provocado e troca farpas com parlamentares da oposição em audiências no Congresso. Em quatro meses, Dino é o ministro do governo Lula que mais esteve na Câmara e no Senado participando de audiências a pedido dos parlamentares.

Em um dos episódios com a oposição, o deputado federal de Alagoas, Alfredo Gaspar (União), recebeu duras respostas do ministro da Justiça. Opositor de Lula, o parlamentar fez provocações ao ministro.

Gaspar questionou a visita de Dino à favela da Maré, no Rio de Janeiro. A oposição tenta colar o discurso de que o ministro entrou na favela sem escolta, o que sugeriria um conluio do auxiliar de Lula com traficantes locais.

Gaspar questionou se o ministro terá “macheza” para combater o crime organizado da mesma forma com que o governo tratou os manifestantes golpistas presos em Brasília em janeiro. “Eu queria saber também, ministro, se o senhor vai usar essa sua macheza, que botou um monte de velho e menino em um ônibus e levou tudinho para a Academia Nacional de Polícia, se o senhor vai usar também isso contra as organizações criminosas, se vai ser na bala, na borracha, na força”, questionou o opositor.

Dino respondeu ao questionamento, considerado homofóbico, colocando em dúvida o real interesse do deputado em relação a sua masculinidade. “Eu acho engraçada a indústria das fake news na política. Fizeram essa ideia de que não tinha escolta policial, o que é mentira. O senhor me pergunta se eu tenho muita macheza. Se o senhor está interessado nesse assunto, eu informo que não estou interessado nesse assunto. Sobre esse aspecto informo ao senhor: eu não tenho medo de ninguém e nem de nada”, disse o ministro na ocasião.

ALVO DA OPOSIÇÃO


Flávio Dino virou um dos principais alvos dos parlamentares contrários a Lula. Inicialmente, as críticas ao ministro eram concentradas na edição dos decretos que facilitavam o acesso da população a armas de fogo e munição.

Pouco tempo depois, ele passou a enfrentar suposições de que teria sido omisso nos ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.