Política
Lira pode "entrar" para o 1º escalão de Lula após aliado ser cotado para o Ministério do Turismo
Deputado federal Celso Sabino, aliado do presidente da Câmara, pode virar ministro caso a saída de Daniela Carneiro se confirme
A recente "novela" envolvendo a possível saída de Daniela Carneiro no Ministério do Turismo é de interesse do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Isso por que um dos principais cotados ao cargo é o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA), de 44 anos, que conta com respaldo da bancada do partido do governo Lula (PT).
Celso ganhou confiança do político alagoano após apoiá-lo em empreitadas importantes na Corte, como na campanha à presidência da Câmara em 2021.
A recompensa veio: espaço para trabalhar na relatoria da reforma das regras do Imposto de Renda, em 2021, e na presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, em 2022.
Mas nem tudo são flores. Celso já teve as contas eleitorais de 2022 desaprovadas pela Justiça Eleitoral e foi condenado a pagar multa de R$ 1,4 milhão para ressarcir os cofres públicos.
À época, a relatoria do processo no TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará), a juíza Carina, questionou o parlamentar por não ter conseguido esclarecer os gastos dentro do prazo estipulado pelo TRE.
A troca no Ministério do Turismo já é tida por certa no bastidores, mas não foi confirmada. Lula (PT) deve se encontrar com Sabino neste sábado (17), durante agenda no Pará.
Na ocasião, o presidente irá acompanhar a inauguração de casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida em Abaetetuba. Além de Celso, outro parlamentar que mantém bom relacionamento com o Lira, é o líder da União Brasil-PA é Elmar Nascimento (BA).
Com Folha de S. Paulo
Estagiário sob supervisão*