Política
Renan Filho comemora entrega de ferrovia de 2,2 mil quilômetros: "Conquista histórica"
Obras da ferrovia Norte-Sul foram iniciadas em 1987, no governo José Sarney
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL) anunciou, nesta sexta-feira (16), através de suas redes sociais, a conclusão da Ferrovia Norte-Sul. A ferrovia começou a ser construída na segunda metade da década de 80 e conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo. Completa, ela tem 2,2 mil quilômetros e atravessa quatro regiões do país.
Renan Filho comemorou o feito. "O governo do presidente Lula é feito de realizações. E essa é mais uma conquista histórica. A conclusão da Ferrovia Norte-Sul é mais um marco da nossa gestão que promove o desenvolvimento econômico, social e transforma a logística da produção agrícola do nosso país", declarou.
"Com o trecho que liga Ouro Verde a Rio Verde/GO finalizado, vamos exportar ainda mais grãos para o mundo, consolidando o nosso país como um dos grandes da economia mundial. O Brasil voltou e ainda mais forte. Vamos em frente", completou Filho.
O evento de inauguração da rodovia Norte-Sul foi adiado devido ao mau tempo. O evento aconteceria no Terminal Rodoferroviário da empresa Rumo, na BR-452. Conforme apurado pelo g1, Lula chegou a ir até a base área de Brasília, mas foi informado de que não seria possível decolar, uma vez que não conseguiriam pousar em Rio Verde, em Goiás, devido ao tempo.
Ao lado do ex-presidente José Sarney, responsável pelo início da obra, ainda em 1987, Lula cometou que seu governo e o de Dilma Roussef foi responsável por 90% da ferrovia. "Hoje iríamos inaugurar juntos a ferrovia. Não deu, mas espero em breve visitar Rio Verde, ao lado de Sarney, para celebrarmos esse marco para o Brasil".