Política
Candidato a prefeito de esquerda em Maceió não é consenso na Federação PT, PV e PCdoB
A ideia é ter um representante da esquerda confrontando o atual prefeito JHC, que é associado à direita bolsonarista
Se depender dos mais importantes líderes do PT em Alagoas – entre eles os deputados federal Paulão e estadual Ronaldo Medeiros – o PT terá candidato a prefeito de Maceió nas eleições do próximo ano.
A ideia é ter um representante da esquerda confrontando o atual prefeito JHC, que é associado à direita bolsonarista.
O projeto dessa candidatura faz parte da estratégia do PT para fortalecer a esquerda em Maceió – única capital do Nordeste onde a direita teve mais votos do que a esquerda nas últimas eleições. No ano passado foi a única capital nordestina onde Bolsonaro teve mais votos que Lula.
As lideranças do PT acreditam que participar das eleições municipais garante uma ocupação de espaço e fortalece o debate entre esquerda e direita na capital, onde a esquerda já foi majoritária em passado recente.
No entanto, essa posição não é consenso dentro da federação Brasil, da qual o PT faz parte juntamente com o PV e o PCdoB.
O deputado Sílvio Camelo (PV), líder do governo Paulo Dantas na Assembleia Legislativa, afirma que o PV participará das eleições alinhado com o governador. Segundo Camelo, a federação deve seguir a orientação política do governador, e o PV estará com Paulo Dantas, apoiando um candidato indicado por ele, seja do MDB ou do PSB.
Para Camelo, essa deveria ser a posição de toda a federação e não apenas do PV, pois é uma posição coerente, uma vez que faz parte do governo Paulo Dantas.