Política

“Impasse?”: PT defende que Federação lance candidato a prefeito na capital

Por Blog do Edivaldo Júnior 20/06/2023 14h02
“Impasse?”: PT defende que Federação lance candidato a prefeito na capital
Marcelo Nascimento, presidente do PT em Maceió - Foto: Divulgação

O debate está aberto. Agora não mais dentro do Partido dos Trabalhadores. No PT, aparentemente, a posição de lançar um candidato a prefeito de Maceió em 2024 é majoritária.

O partido, no entanto, terá que negociar com aliados. Deste as eleições de 2022, PT passou a integrar a Federação Brasil com PV e PCdoB. A decisão, embora os petistas tenham maioria no conselho, deverá ser discutida entre todos os partidos. A partir do debate, os petistas devem buscar uma posição consensual – o que não será fácil.

Um dos mais influentes dirigentes do PV em Alagoas, o deputado Sílvio Camelo, já se antecipou. Na semana passada ele avisou que o partido defende o apoio a um nome do MDB, que deverá lançar candidato apoiado pelo governador Paulo Dantas.

O governador Paulo trabalha com a possibilidade de lançar um candidato único do seu grupo, o que levará inevitavelmente a uma negociação com o PT, que faz arte de sua base de apoio.

A aliança entre Paulo e o PT, no entanto, não foi construída com base nas próxima eleição, mas na anterior. Ou seja, nada impede que os petistas lancem um nome em Maceió, mas esse não deixará de ser um ponto de estresse na relação.

Nesse cenário os deputados Paulão e Ronaldo Medeiros podem ser decisivos, pela influência e capacidade de negociação. Pode não ser fácil convencer Paulo Dantas, mas também não é impossível. Até porque o PT lançou candidato a prefeito de Maceió em 2020 mesmo fazendo parte do governo de Renan Filho, que tinha um nome do MDB.

Alguém lembra quem era? Certamente Renan Filho quer esquecer, mas os petistas devem ter hoje a certeza do acerto de não terem votado – pelo menos no primeiro turno – em Alfredo Gaspar, um politico que se revelou seguidor da direita bolsonarista e antipetista. Mas essa e outra história

Os nomes do PT


Em texto que chegou ao blog, o PT de Maceió avisa que já fechou posição: “Se depender do Partido dos Trabalhadores, sim. O Diretório Municipal do PT em Maceió já anunciou que tem nomes para abrir o debate com a Federação Brasil da Esperança (PT,PV e PCdoB), e também com o bloco do governador Paulo Dantas. Os nomes já estão postos na imprensa há pelo menos dois ou três meses, os deputados Paulão e Ronaldo Medeiros, além da jornalista Elida Miranda”, aponta.

Veja o texto na íntegra:

PT defende que Federação lance candidatura própria a Prefeitura de Maceió

Há um ano das eleições municipais de 2024, os partidos políticos mais atuantes e suas lideranças iniciam nos bastidores da politica local as articulações e mapeamento de quadros com potencial eleitoral visando a formação das chapas majoritárias e proporcionais.

Em Maceió, capital do estado de Alagoas, não é diferente. É possível perceber pelas redes sociais essa intensa movimentação rumo ao poder local. Os dois maiores blocos políticos, formados pela base do atual prefeito JHC (PL) e pelos partidos que dão sustentação ao governador Paulo Dantas, já ensaiam nomes com viabilidade eleitoral para a disputa sucessão municipal.

Recentes pesquisas de opinião, realizadas por institutos de pesquisa, apresentam os nomes que estão no xadrez politico do momento, entre eles o próprio prefeito JHC, que lidera a corrida ao tesouro, seguido por lideranças de diversos partidos dos dois blocos, a saber: Paulão (PT), Dr Wanderley (MDB), Davi Filho (PP), Rafael Brito (MDB), Alfredo Gaspar (União), entre outros.

Em qualquer prognóstico politico realizado com precisão e conhecimento de estratégia eleitoral, as duas maiores cidades do estado ocupam um lugar estratégico e prioritário, até porque politica se faz pensando no curto, médio e longo prazo. Pois é, de olho nas eleições de 2026, os políticos locais miram os dois maiores colégios eleitorais de Alagoas: Maceió e Arapiraca.

Recentemente, Maceió se destacou no cenário nacional por ser a única capital do nordeste que deu mais votos a Jair Bolsonaro. O eleitorado conservador também elegeu a maioria da bancada federal e do parlamento estadual. O único deputado de esquerda e do mesmo partido do presidente Lula, foi Paulão, com mais de 65 mil votos, o quarto mais votado na capital, que quase dobrou a votação em Maceió. Como podemos observar existe um sentimento de polarização do eleitoral da capital, entre conservadores e esquerdistas.

A pergunta que não quer calar: o eleitorado de esquerda e mais progressista terá uma candidatura com esse perfil na capital ? Se depender do Partido dos Trabalhadores, sim. O Diretório Municipal do PT em Maceió já anunciou que tem nomes para abrir o debate com a Federação Brasil da Esperança (PT,PV e PCdoB), e também com o bloco do governador Paulo Dantas. Os nomes já estão postos na imprensa há pelo menos dois ou três meses, os deputados Paulão e Ronaldo Medeiros, além da jornalista Elida Miranda.

Segundo Marcelo Nascimento, presidente do PT na Capital, “O PT reúne as melhores condições atualmente para apresentar pré-candidatura à Prefeitura de Maceió: somos o partido do presidente da República que tem a maior aprovação popular em todas as pesquisas de opinião, o PT também tem a segunda maior bancada no congresso nacional e consequentemente isso impacta positivamente no maior tempo de televisão e fundo eleitoral. Entre os nomes apresentados pelo PT para a disputa na capital, está o deputado Paulão, o quarto deputado federal mais votado em Maceió e coordenador da bancada federal, grande interlocutor junto ao governo do presidente Lula. O eleitorado maceioense quer uma candidatura a esquerda nas próximas eleições para polarizar com o candidato de Bolsonaro, o prefeito JHC. Logicamente que esse debate será feito internamente na Federação (PT/PV/PCdoB) e junto ao bloco do governador Paulo Dantas,” declarou Nascimento.