Política
Rota histórica: “queremos 100% a agricultura familiar na merenda escolar”
Pela primeira vez, o Estado de Alagoas realizou uma chamada pública com probabilidade de cumprir o percentual mínimo (30%) de aquisição de alimentos de agricultores familiares
Buscando conectar a produção da agricultura familiar com o cardápio da alimentação escolar da rede pública de Alagoas, o programa Na Rota da Merenda Legal foi realizado em Batalha, nesta terça-feira (27/6).
O município de foi sede do encontro, que pela primeira vez contou com participação do governado do Estado. No em exercício do cargo, Ronaldo Lessarepresentou Paulo Dantas no evento, que é promovido pela Unicafes-AL e defendeu a ampliação da participação da agricultura familiar, não só na merenda escolar, mas também em outros programas do governo.
Pela primeira vez, o Estado de Alagoas realizou uma chamada pública com probabilidade de cumprir o percentual mínimo (30%) de aquisição de alimentos de agricultores familiares. “Se depender da minha vontade e do governador Paulo, certamente vamos ampliar e chegar, se possível, a 100%”, disse Lessa.
O evento reuniu representantes dos municípios de Batalha e outros municípios da região da bacia leiteira. O município já compra 40% da merenda a agricultores familiares e de cooperativas. O prefeito Wagney Dantas se comprometeu a aumentar o percentual e a ampliar a participação do cooperativismo.
“Nossa gestão tem compromisso com o pequeno produtor, com as cooperativas, com a agricultura familiar. Vamos fortalecer essa parceria e ampliar a participação desses segmentos no nosso governo. Inspirado no nosso governador Paulo e na nossa querida Marina Dantas, estamos fortalecendo ações para atender quem mais precisa de um lado e do outro para promover a geração de oportunidade de emprego e reda”, aponta.
Avanço
Com edições itinerantes, segundo o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, o programa vem ajudando a reposicionar a produção da agricultura familiar e a colaborar com a segurança alimentar dentre a comunidade escolar.
“A participação do governador em exercício Ronaldo Lessa, passa a ser um marco nessa jornada para conectar a produção da agricultura familiar como fonte de alimentação para a merenda escolar. Esse feito histórico tem sentido especial por ser na cidade do governador Paulo Dantas, a quem devemos prestar nosso reconhecimento pela concretização do PNAE no Estado”, disse Antonino .
Ronaldo Lessa, governador em exercício, reafirmou o compromisso de trabalho da gestão de Paulo Dantas em estruturar a agricultura familiar.
“Estamos otimistas para que essa rede colaborativa para a consolidação da agricultura familiar na merenda escolar, principalmente entre as prefeituras, gere bons frutos para as duas pontas. Tanto no vetor de mais saúde para as crianças quanto para o ajudar o agricultor a alcançar a estabilidade, melhorando a renda. Desta forma, também sabemos que esse é um processo que não é tão simples, mas que vejo no Rota da Merenda Legal uma oportunidade de conhecer melhor o mix de produtos disponíveis e se inteirar mais sobre como deve-se ser executado o PNAE”, destacou.
Ainda durante o evento, Ronaldo Lessa, que é vice-governador do Estado, conheceu a produção das cooperativas da Unicafes-AL, durante a Quitanda Coop. As cooperativas reconheceram a importância da gestão enquanto governador, quando criou o Programa do Leite em Alagoas. “Essa luta começou lá atrás, sendo extensão de outro programa revolucionário, que foi o Programa do Leite. Sabemos o quanto o produtor precisa se livrar do atravessador para prosperar. Por isso, a gestão Paulo Dantas continuará trabalhando para priorizar a agricultura familiar neste quesito”, disse Lessa.