Política
Paulo Dantas diz que cooperativismo deve ser tratado como "prioridade das prioridades"
Governador de Alagoas prestigiou abertura do Encontro das Cooperativas Alagoanas (Encoopal) e destacou atuação da gestão estadual no setor
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, prestigiou, nesta segunda-feira (3), a abertura do Encontro do Cooperativismo Alagoano (Encoopal), promovido pela Unicafes-AL e realizado no Centro de Inovação, no bairro de Jaraguá, em Maceió. “O cooperativismo tem vez e voz dentro do governo, tem organograma, tem orçamento”, disse o gestor, em entrevista ao Jornal de Alagoas.
O governo do estado criou recentemente a secretaria executiva do cooperativismo e a secretaria executiva da agricultura familiar, ligadas à Secretaria do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e à Secretaria de Agricultura (Seagri), respectivamente.
Paulo Dantas destacou a importância do Encoopal para a promoção do cooperativismo alagoano e sintetizou que toda a esfera pública, federal e municipal, deve estar atenta à importância da atividade.
“Tem que tratar esse setor como prioridade. É a prioridade das prioridades e nós estamos fazendo isso. Estamos unindo esforços para que o cooperativismo tenha um papel decisivo em melhorar a vida das pessoas, para que essa união e somatório de forças e esforços tenha a capacidade de diminuir a desigualdade social que é uma dívida histórica que nós temos com os alagoanos. Estou muito contente por estarmos no caminho certo”, declarou Dantas.
De acordo com o governador, Alagoas tem hoje, segundo dados da Junta Comercial, um total de 400 cooperativas e é um setor que promove empregos, garante oportunidades e é extremamente democrático, “pois tem a capacidade de organizar os pequenos produtores e torná-los grandes”.
Ainda de acordo com o governador, nos primeiros meses de 2023, Alagoas foi o estado do Nordeste que mais gerou emprego em termos proporcionais.
Investimento
Paulo Dantas afirmou que o governo do estado tem garantido investimentos no setor e, sem citar números, disse que o governo vai investir em capacitação, promoção e fomento do cooperativismo, citando como exemplo positivo uma recente chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), “em que mais de 20 cooperativas se ofereceram para fornecer produtos de qualidade para a merenda escolar”.
Programa do Leite
O gestor estadual garantiu ainda a ampliação do Programa do Leite em Alagoas: “Vamos universalizar o Programa do Leite a todos os alunos da rede estadual de ensino”.
Em contrapartida, disse o governador, os estudantes devem manter-se em sala de aula e isso chegará também às suas famílias que terão a oportunidades de alfabetizar jovens e alunos com o programa Vem que Dá Tempo.
Alagoas é um dos poucos estados onde o Programa do Leite foi criado, ainda na época que Ronaldo Lessa (hoje vice-governador), e manteve-se ativo.
*Estagiário sob supervisão