Política

Chapa que disputa eleições do Coren-AL nega suposta fraude em inscrição: "Conduta íntegra"

Comunicado foi enviado ao Jornal de Alagoas após denúncias de favorecimento a membros da Chapa 1

Por Vinícius Rocha 13/07/2023 18h06 - Atualizado em 14/07/2023 10h10
Chapa que disputa eleições do Coren-AL nega suposta fraude em inscrição: 'Conduta íntegra'
Prédio sede do Coren-AL - Foto: Reprodução

Em comunicado enviado ao Jornal de Alagoas, a Chapa 1 “Enfermagem unida, é enfermagem forte”, que concorre à eleição do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), informou serem meras ilações a denúncia de que a chapa teria realizado a inscrição de um de seus membros sem os respectivos documentos necessários à realização legal do processo de inscrição.  Leia a nota na íntegra ao final do texto. 

O representante da Chapa 1, Wbiratan de Lima, que assina o comunicado, nega também a acusação de que membros da chapa querem disputar a entidade pela terceira vez consecutiva, o que fere o estatuto da mesma. 

"Gostaríamos de destacar que a Chapa 1 foi deferida pela comissão eleitoral,após um minucioso exame de todas as documentações, cumprindo rigorosamente os critérios e requisitos exigidos para participação no processo eleitoral. A aprovação de nossa chapa, sem qualquer ressalva, é um reflexo de nossa conduta íntegra e de nossa abordagem transparente durante todo o processo."

Ainda segundo o comunicado, é prioridade da Chapa "Enfermagem unida, é enfermagem forte" "levar esses valores de ética, transparência e legitimidade para a Enfermagem Alagoana como um todo. Entendemos a importância de uma atuação profissional baseada na verdade, livre de fake news e desinformação. Comprometemo-nos a promover um ambiente de confiança,onde a verdade prevaleça e os interesses da enfermagem sejam protegidos e fortalecidos", diz a nota. 

Leia mais: 

+ Coren-AL vai apurar supostas inscrições de chapas sem nomes para as eleições da entidade

"Chapas fantasmas e decisão arbitrária": eleições do Coren-AL são alvo de denúncias; Comissão nega

Denúncia

Em reportagem do Jornal de Alagoas veiculada nesta quarta-feira (12), intitulada "Chapas fantasmas e decisão arbitrária": eleições do Coren-AL são alvo de denúncias; Comissão nega, apresenta denúncias de que haveriam chapas 'fakes' concorrendo ao pleito e um suposto indeferimento arbitrário da chapa de oposição.

Procurada pela reportagem, a Comissão Eleitoral, através do presidente Marcos Domingos, negou as denúncias e disse que elas deveriam ser levadas às instâncias superiores. 

O que diz o Coren-AL

A presidência e o plenário do conselho do Coren-AL afirmaram, em nota enviada nesta quinta-feira (13) ao JAL que “envidarão todos os esforços para apurar e instaurar tantos procedimentos quanto se façam necessários” para refutar denúncias.

A assessoria da entidade diz que os membros do Plenário do Coren-AL ainda não tomaram conhecimento do documento de denúncia, pois eles somente terão ciência quando ocorrer a próxima Reunião Ordinária de Plenário, quando será recomendada a instauração de procedimento interno para apuração das inscrições eleitorais “duvidosas”, e ainda alega que “podem ter sido realizadas por quem subscreveu a denúncia, como forma de tumultuar o processo eleitoral”.

Nota na íntegra