Política
De “volta a Alagoas”, Renan Filho anuncia obras em Maceió e Penedo
Apontado coo um dos mais influentes políticos de Alagoas hoje, em função da gestão que fez como governador
O ministro dos Transportes, senador Renan Filho, está de “volta a Alagoas”, mas não literalmente. De fato, o ex-governador sempre está sempre presente no Estado, onde mantém residência permanente, em compromissos pessoais e, não raramente, cumprindo agendas oficiais,
No dia 11 deste mês, por exemplo, Renan Filho integrou a comitiva de ministros do governo do presidente Lula que veio a Alagoas ver de perto os estragos provocados pelas chuvas.
Sempre que possível, o ministro aparece em alguma agenda. Em junho, ao lado do governador Paulo Dantas (MDB) ele inaugurou um pequeno trecho de duplicação da BR 101 no Estado e antes disso participou de coletiva no Palácio dos Palmares.
Apesar de “discreta”, a presença do ministro parece que tende a se intensificar daqui por diante. Nesta segunda-feira (17/7) o ministro participou de um programa de entrevistas na rádio CBN Maceió. E aproveitou para anunciar “obras importantes” para o Estado. Nos dois casos, obras já anunciadas anteriormente. O que se acrescentou, apenas, foi a informação de que elas poderão ser licitadas ainda este ano.
Será um sinal para uma para “volta” de Renan Filho à política de Alagoas? Desde que ele assumiu o Ministério, a especulação é estaria se preparando para um projeto nacional.
Apontado coo um dos mais influentes políticos de Alagoas hoje, em função da gestão que fez como governador, Renan Filho pode ser chamado para reforçar o debate sobre as eleições de 2024 e, principalmente, de 2026.
Como fala a maioria dos políticos alagoanos – muitos abertamente – Renan Filho seria o único nome do seu atual grupo capaz de vencer as próximas eleições de governador, num eventual embate com JHC.
Obras importantes
Em entrevista exclusiva para a Rádio CBN Maceió, nesta segunda, Renan Filho falou sobre novas obras que do seu Ministério que estão sendo tocadas para o estado de Alagoas. Entre elas estão o Arco de Maceió e a Ponte de Penedo.
O Arco Metropolitano de Maceió, de acordo com Renan Filho, vai ”para tirar o trânsito de veículos pesados da capital”.
A obra, explica o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, prevê a duplicação da rodovia do polo de Marechal Deodoro “fazendo um L” com a duplicação da BR 316 partindo de Atalaia, passando por Pilar, Satuba, até Maceió.
Outra obra anunciada por Renan Filho é a ponte de Penedo (AL) a Neópolis (SE), “para criar uma conexão com Sergipe e fortalecer o desenvolvimento do Baixo São Francisco, em Alagoas e de todo o litoral sul”, destacou o ministro.
O ministro também anunciou a duplicação da BR-104, percurso que corta Messias, União dos Palmares e vai até a divisa com o estado de Pernambuco. ”Ela vai ser duplicada em todo o Nordeste, porque essa é uma rota fundamental. Ela passa por Caruaru e vai até Campina Grande, na Paraíba e segue até Macau, em Rio Grande do Norte”, finalizou Renan Filho.
Licitação
Santoro explica que as obras estão em fase de projetos e devem ser licitadas ainda este ano. “Todas essas obras já estão sendo trabalhadas pelo Governo Federal, com absoluta prioridade do nosso ministro e do presidente Lula”, aponta.
Versão oficial
Veja texto da assessoria sobre a entrevista do ministro
O desafio para garantir o melhor funcionamento da malha viária de Alagoas está em dar continuidade a obras estruturantes que ocorrem no estado, conforme explicou o ministro dos Transportes. No total, serão R$ 429 milhões destinados pelo Ministério dos Transportes somente em 2023, orçamento 3,3 vezes maior do que o aplicado em Alagoas no ano passado. Toda a malha viária está coberta por contratos de manutenção.
Projeto de grande relevância para a população alagoana e prioridade federal no estado é o Arco Metropolitano de Maceió, fundamental para desviar o tráfego de veículos pesados da área urbana da capital, garantindo maior fluidez viária e mais segurança, por conta da duplicação do trecho na BR-316/AL e na BR-424/AL. A duplicação da BR-104/AL, que faz divisa com Pernambuco, também contribuirá com a conectividade no Nordeste, fomentando o desenvolvimento nos municípios do interior.
Outro destaque é a construção da ponte que ligará os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE), na região do Baixo São Francisco. Com mais de um quilômetro de extensão e mais 12,5 quilômetros de acessos, a construção facilitará o escoamento dos produtos e aumentará o fluxo de turistas na região. Assim, a obra terá como consequência um estímulo à economia local, diversificando também os serviços ligados ao turismo. O investimento total previsto no projeto é de R$ 320 milhões.