Política

Secretário de Cultura assume vaga na Câmara após morte de vereador

Wellington de Magalhães Silva (MDB) será o titular da vaga deixada por Fabio Henrique de Lima Bezerra (MDB); posse ocorre na terça (25)

Por Redação* 22/07/2023 15h03
Secretário de Cultura assume vaga na Câmara após morte de vereador
Secretário de Cultura de Arapiraca assume vaga na Câmara após morte de vereador - Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Arapiraca dará posse, na próxima terça-feira (25), ao 1° suplente Wellington de Magalhães Silva (MDB) para a  vaga deixada por Fabio Henrique de Lima Bezerra (MDB). O parlamentar faleceu na última segunda (17) com 43 anos.

A solenidade deve ocorrer de forma discreta, devido ao luto e à comoção entre os vereadores e servidores da Câmara Municipal, onde Fábio atuava em seu segundo mandato.

Wellington de Magalhães nasceu em 6 de maio de 1981 e é funcionário público efetivo da Prefeitura de Arapiraca, desde 2002. É acadêmico de Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e ativista cultural há mais de 20 anos.

O parlamentar foi um dos coordenadores do programa “Cultura para o Desenvolvimento”, oriundo de Canafístula, bairro onde reside. Além disso, Wellington é membro ordinário da Delegacia Cultural de Alagoas (DCA), vice-presidente da Associação dos Moradores e membro dos grupos culturais de sua comunidade: Reisado, Coroca e Quadrilha Junina Canarraiá.

Na eleição de 2020, obteve 1.360 votos, ficando na primeira suplência, e, desde o início do mandato do prefeito Luciano Barbosa (MDB), em Janeiro de 2021, ocupa o cargo de secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio do Sindicato (PSDB), a posse será realizada na próxima terça-feira, na Casa Herbene Melo.


"No Legislativo, minha principal bandeira de luta será fazer políticas públicas culturais para garantir aos artistas e aos cidadãos direito ao lazer e entretenimento de qualidade promovido pela nossa cultura. Arapiraca é muito rica culturalmente, e precisamos levar as demandas encontradas - enquanto secretário de Cultura - para discussões no Legislativo e manter o trabalho que vínhamos fazendo na pasta. Darei uma atenção especial ao meu bairro de Canafístula e aos mais próximos, sendo que é um dos bairros que já foi muito agraciado nessa gestão do prefeito Luciano Barbosa, e farei o possível para fazer valer a missão da função de vereador em toda a cidade de Arapiraca, buscando as demandas em todos os bairros", salientou Wellington, durante entrevista ao Portal Gazetaweb.


Para ele, essa é uma situação de anormalidade, uma vez que o clima de luto impera na região, diante do falecimento do colega parlamentar.


"É uma situação desconfortável para mim, pois não queria assumir essa cadeira dessa forma. Fábio Henrique deixou sua marca, uma pessoa muito boa, um vereador atuante, um amigo que se dedicava às pessoas e à cidade. Então, além de trabalhar para honrar as 1360 pessoas que acreditaram em mim, honrarei também o nosso querido Fábio Henrique, com respeito aos seus familiares e seus eleitores", reforçou o vereador.

*Com GazetaWeb