Política

Prefeitura admite que não doou terrenos para construir 20 creches: “sem explicação x falta verdade”

Na capital, o governo iniciou a construção de três creches em terrenos próprios

Por Blog do Edivaldo Junior 13/08/2023 10h10
Prefeitura admite que não doou terrenos para construir 20 creches: “sem explicação x falta verdade”
Creche Cria inaugurada em Satuba, em juho de 2023 - Foto: Reprodução

Pela primeira vez, a prefeitura de Maceió admite que de fato não doou – e não tem prazo para fazer a doação – de terrenos para a construção de creches do programa Cria do governo do Estado na capital.

Pelo programa, o Estado constrói a creche e entrega a obra já pronta e equipada, para o município.

Até o mês de julho o governo já havia entregue 42 creches. A última entrega na em 27 de julho, foi feita em Satuba na Grande Maceió (veja aqui). A estimativa da Prefeitura da cidade é que sejam matriculadas 162 crianças, entre 1 a 5 anos de idade.

A prefeitura de Maceió é a única do Estado que não fez a doação dos terrenos. Na capital, o governo iniciou a construção de três creches em terrenos próprios. Uma já está pronta e outras duas em fase de conclusão. Na cidade, a previsão do programa Cria é construir 20 creches, mas as obras das outras 17 não foi sequer iniciada por falta de terrenos.

Essa situação foi denunciada pelo deputado estadual Silvio Camelo(PV), líder do governo Paulo Dantas (MDB) a Assembleia Legislativa, na sessão ordinária de quinta-feira (10/8). O deputado (veja aqui o vídeo a partir de 1:23) falava sobre a saúde:

– Infelizmente a saúde pública do município não teve avanço; não teve mesmo. Como também teve avanço outras áreas. Eu poderia aqui citar a vossa excelência, que conhece tão bem a periferia de Maceió, o governo do estado de tem recursos para construir 20 creches em Maceió. Só quer o terreno.

– A prefeitura gastou 1 milhão de reais com alguns cantores para cantar duas horas e não tem dinheiro para desapropriar 20 terrenos e entregar ao Estado, para o Estado construir a creche e manter por um ano e entregar a ele de volta que vai receber esse recurso do governo federal.

-É uma coisa que não tem explicação. É uma coisa que não se pode defender.

-Tá aqui a prefeitura de Rio Largo. O prefeito de Rio Largo ele é de um campo político contrário ao governador, mas ele privilegiou a população dele, entregou o terreno, governo do Estado construiu e entregou de volta. Tá lá sendo bem administrada. Posso falar de Ouro Branco. Uma prefeitura pequena também politicamente contrária ao governo do Estado.

A resposta

Em vídeo no Instagram, o secretário de Relações Federativas da prefeitura de Maceió, Davi Davino Filho respondeu Sílvio Camelo sobre a falta de terrenos para a construção de creches na capital.

Um dos responsáveis por coordenar as interações entre estados, municípios e a União, o secretário disse que de fato existem três obras de creches do Cria em Maceió – uma já foi concluída no bairro Jacintinho e outras duas estão em fase de construção.

Davi diz ainda que a prefeitura tem 6 terrenos para doar para construção das creches, mas a doação só ocorrerá depois que o Estado concluir as duas obras já em andamento

– Me chamou atenção a fala do deputado Sílvio Camelo, que disse que o município de Maceió não doou terrenos para o construir 20 creches.

– Tem três obras do Cria (aqui). Uma já foi entregue e tá em funcionamento no Jacintinho e tem mais duas obras em andamento

– O município de Maceió já disponibilizou mais seis terrenos para construção, desde que (o Estado) entregue as obras que já começaram. Porque não é justo Maceió, é que a gente sabe que a demanda hoje por creche é muito grande, a gente tem uma manda reprimida crianças enorme, e a gente não pode tornar esses terrenos elefante branco.

– Eu também queria que esclarecer que isso não é desculpa, até porque ele falou que o prefeito fez um mega São João. Realmente e foi importante fomentou a economia, gerou emprego, gerou renda, as pessoas tiveram uma oportunidade de se divertir também, …e lá atrás, na eleição de 2022, o atual governador ele fez um evento no Benedito Bentes, num terreno estadual. Por que ele não usa esse mesmo terreno que ele fez o São João, quando ele queria se promover, porque ele não usa esse mesmo terreno e constrói uma creche lá?

– Então assim deputado Sílvio, gosto muito de você mas a gente precisa esclarecer esses fatos a gente precisa dizer a verdade aqui para que as pessoas tenham conhecimento de que a prefeitura de Maceió tá no caminho certo tem muita coisa para fazer tem mas são dois anos e meio de dedicação de muito trabalho e tenho certeza que o prefeito de jhc vai seguir essa linha no desenvolvimento do progresso temos várias parcerias aí várias pessoas que estão fazendo parte hoje desse projeto com um propósito só quer deixar Maceió cada vez melhor valeu gente forte abraço espero que tenha esclarecido.