Política

Vereador vai coordenar chapa de seu novo partido em Maceió: “faremos a maior bancada”

Com a nova filiação, a legenda se consolida como a maior da Casa

Por Blog do Edivaldo Junior 15/08/2023 04h04 - Atualizado em 15/08/2023 06h06
Vereador vai coordenar chapa de seu novo partido em Maceió: “faremos a maior bancada”
Vereador Zé Márcio Filho reforça bancada do MDB na Câmara de Maceió - Foto: Reprodução

Eleito pelo Podemos em 2020, o vereador Zé Márcio Filho está de casa nova – literalmente. Nessa segunda-feira (14/8) se filiou ao MDB, a convite do senador Renan Calheiros com a missão de fortalecer a oposição ao prefeito João Henrique Caldas (PL).

Zé Márcio também foi escalado por Renan para coordenar a formação da chapa de vereadores do partido. Em 2020, o MDB elegeu a maior bancada. Foram 5 dos 25 vereadores de Maceió.

Com a nova filiação, a legenda se consolida como a maior da Casa. Agora são 8 vereadores.

O objetivo, avisa Zé Márcio é eleger novamente a maior bancada em 2020, fazendo no mínimo 5 vereadores. “Podemos ter uma representação maior, dependendo de quem vai permanecer no MDB”, aponta.

Isso porque, da bancada atual, ao menos dois vereadores já sinalizaram que vão deixar o MDB para oficializar aliança com JHC: o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Galba Netto e o líder do governo, Chico Filho. Estes dois, eleitos pelo partido.

Dos outros três vereadores eleitos pelo MDB, Luciano Marinho já aderiu ao bloco de JHC, enqunto Olívia Tenório é dúvida e Fernando Hollanda deve permanecer na legenda.

Os outros vereadores que migraram para o partido – Silvânia Barbosa e Brivaldo Marques – estão mais para “independentes”, somando pontualmente com a bancada de JHC. O destino deles é incerto.

Zé Márcio chega na bancada para “desequilibrar” o bloco do MDB mais pró JHC e, tudo aponta, que a partir de agora o partido terá fazer posição mais “cerrada” na Câmara Municipal de Vereadores. A conferir.

Filiação


Zé Márcio Filho deixou o Podemos e se filiou ao MDB. O ato de filiação aconteceu na sede do diretório estadual do partido, na Jatiúca. A mudança de partido atende convite do senador Renan Calheiros. Ele afirmou que chega ao partido com o objetivo de fortalecer a chapa proporcional com vista a disputa eleitoral de 2024.

“Estamos preparando o MDB para a vida, nossa intenção é apresentar projetos para todos municípios do Estado, não somente para Maceió”, destacou Renan.

O ato contou com a participação dos deputados estaduais Alexandre Ayres e Lelo Maia, os prefeitos Zé Luiz (Olho D’Água das Flores); Jorge Galvão (Jundiá) e Jaime do Mercado (Palestina), os vereadores Joãozinho Gabriel e Kelmann Vieira; o ex-vereador Zé Márcio, além de lideranças comunitárias da parte alta de Maceió, onde o vereador e sua família possuem base política.