Política

Creches: “o governo está a disposição da prefeitura de Maceió”, avisa secretária

Por Blog de Edivaldo Junior 16/08/2023 06h06 - Atualizado em 16/08/2023 07h07
Creches: “o governo está a disposição da prefeitura de Maceió”, avisa secretária
Creche Cria já pronta em Maceió ainda não foi recebeida pela prefeitura da capital - Foto: Reprodução

A prefeitura de Maceió reconheceu, publicamente que não fez a doação de terrenos para a construção de creches.

Pior. Até o momento, como reforçou o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), uma creche já pronta, construída e terreno próprio do Estado, não teria sido recebida pelo município. Com isso, o equipamento, no Jacintinho, que poderia atender crianças está “fechado” (veja abaixo).

A “polêmica” sobre os terrenos para as creches começou na semana passada, durante aparte do deputado estadual Sílvio Camelo (PV) na Assembleia Legislativa do Estado. Ele criticou o prefeito JHC por não permitir a construção de até 20 creches do Cria na capital por “questões políticas”.

O secretário de Relações Federativas de Maceió, Davi Davino Filho rebateu as críticas (veja aqui) e disse que a prefeitura tem seis terrenos para fazer a doação – o que ocorreria após a conclusão de duas outras creches que estão sendo construídas na capital, também em terrenos do Estado.

Em meio a essa polêmica, a secretária Extraordinária da Primeira Infância de Alagoas e coordenadora das ações do Cria, diz que o governo do Estado está pronto para trbalha em parceria com todas as prefeituras, inclusive a de Maceió..

“O governo do estado está a disposição das prefeituras para melhorar a educação infantil.A cooperação entre estado e município é o caminho para garantir as 50% de vagas em creches estabelecidas como meta no Programa Nacional de Educação.O governo do estado depois de entregar o equipamento físico, capacita toda a equipe das creches em primeiros socorros, princípios básicos da primeira infância e educação infantil, saúde bucal e entre outras.

Estamos de portas abertas para estabelecer essa parceria com todas as prefeituras do Estado”, afirma Paula Dantas.

Cobrança


Rafael Brito cobrou, em vídeo divulgado nesta terça-feira (15/8), que a Prefeitura de Maceió doe ao estado terrenos para a construção de creches do Programa Cria e também que a gestão municipal coloque em funcionamento uma das creches já construídas pello programa, no bairro do Jacintinho, e que se encontra fechada.

“Hoje, no dia da gestante, em respeito à todas as mães, eu tenho que vir aqui desmascarar uma mentira. Há poucos dias um secretario do município de Maceió, de uma secretaria inclusive com o nome bastante criativo, colocou um vídeo nas redes sociais tentando explicar o porquê da prefeitura de Maceió não ter disponibilizado uns 15 ou 20 terrenos de creche como o estado pediu para o programa Creche Cria”, afirmou Rafael Brito, no vídeo.

Ele refere-se a uma publicação do secretário de Relações Federativas, Davi Davino Filho. Rafael Brito continua seu vídeo, mostrando que a creche se encontra de portões fechados e de cadeado, com os equipamentos parados, espaços vazios e, em suas palavras, completamente abandonada.

“Esse vídeo é um pedido para que a prefeitura de Maceió deixe de tacanheza política, deixe de coisa pequena, receba a creche, matricule as crianças para que elas possam ter acesso à alimentação na idade correta, acesso ao conteúdo pedagógico na idade correta e que as mães possam ter um momento para trabalhar, fazer o que bem entenderem auxiliando na casa”, conclui Rafael.