Política

“Não sou inimigo de ninguém; adversário do Arthur Lira sou mesmo”, diz ministro

Renan Filho esteve no programa Roda Viva e soltou o verbo acerca de seu relacionamento com o presidente da Câmara dos Deputados

Por Blog do Edivaldo Júnior 23/08/2023 18h06 - Atualizado em 23/08/2023 18h06
“Não sou inimigo de ninguém; adversário do Arthur Lira sou mesmo”, diz ministro
Renan Filho (MDB) em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura - Foto: Reprodução

A entrevista foi no Roda Viva, da TV Cultura, que tem um formato único. Como numa arena, o entrevistado fica ao centro e é “bombardeado” de perguntas por diferentes entrevistadores, posicionados ao seu redor.

O ministro dos Transportes e senador por Alagoas, Renan Filho (MDB), foi o entrevistado do programa que foi ao ar na segunda-feira (21/8).

Entre tantos temas nacionais, o ministro – que desponta como um dos mais atuantes na esplanada de Luiz Inácio Lula da Silva – foi provocado para tratar de questões da política alagoana, especialmente sobre a relação com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

Renan Filho confirmou que não tem melhor das relações com Lira. Se esse afastamento é bom em Alagoas, em Brasília não é recomendável, principalmente para ministros que precisam recorrentemente do Congresso Nacional.

Talvez por isso o ministro tem mantido, tanto quanto possível, um tom mais ameno ao falar sobre sua relação com lira (veja aqui). Adversários sim, inimigos nem de longe.

“Não sou inimigo de ninguém, nem político nem geral (pessoal). Adversário do Arthur Lira lira sou mesmo”, disse Renan Filho. “Penso diferente dele, mas no governo tenho trabalhado para aprovar as pautas de interesse do governo no Congresso Nacional. Sou ministro de uma área técnica e não política, mas não me considero inimigo de ninguém”, emendou.

Repercussão

A entrevista de Renan Filho ganhou forte repercussão na mídia local e nacional. Veja texto de O Globo:

Renan Filho minimiza rivalidade com Lira em Alagoas, mas alfineta sobre caso de kits de robótica: ‘Lá sabem bem o que aconteceu’


Durante participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, o ministro dos Transportes, Renan Filho, evitou demonstrar incômodo com a entrada do PP de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, no governo federal — os dois são adversários históricos em Alagoas, estado que o filho do senador Renan Calheiros (MDB) governava até abril do ano passado. No entanto, ao ser perguntado sobre o caso da compra de kits de robótica, pelo qual Lira chegou a ser investigado até que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulasse as provas já obtidas, o ministro aproveitou para alfinetar o rival:

— A decisão do STF precisa ser cumprida, mas o caso dos kits de robótica é um tema nebuloso e antigo. As pessoas lá sabem bem o que aconteceu, e é importante que aquela investigação, se não cumpriu os requisitos que a legalidade impõe, que seja feita outra investigação para que as coisas sejam esclarecidas. É isso que o povo alagoano espera — afirmou Renan Filho, acrescentando que os kits teriam sido entregues em escolas que não tinham sequer energia elétrica.

— Eu não me considero inimigo de ninguém, mas somos adversários, sim — disse o ministro, antes de prosseguir: — Todo presidente da Câmara tem seu papel, mas nenhum presidente de Câmara ou do Senado pode aprovar nada sozinho. O presidente (Lula) faz agora um esforço adicional para ampliar sua base. Acho que é inteligente o trabalho que faz e, do começo do ano para cá, nunca houve refluxo.

Leia aqui, na íntegra:

Renan Filho minimiza rivalidade com Lira em Alagoas, mas alfineta sobre caso de kits de robótica: ‘Lá sabem bem o que aconteceu’

Assista: