Política
Autor da lei que legaliza plantio de maconha em AL quer ser prefeito de Maceió
O autor da Lei 8.754, de 08 de novembro de 2022, é de longe o político mais irreverente de Alagoas
Plantar maconha em Alagoas é permitido por lei, desde que você tenha uma receita médica. Dá até para participar de associação de plantadores, algo parecido com um clube da cannabis.
O autor da Lei 8.754, de 08 de novembro de 2022, é de longe o político mais irreverente de Alagoas.
Ele facilmente é reconhecido pelo seu visual ‘heavy metal’, lidera uma banda de rock chamada Cheiro de Calcinha e também é conhecido por sua atuação como produtor e diretor de filmes pornôs.
Trata-se de Anivaldo da Silva, o “Lobão”.
Apesar de um perfil tão diferente da maioria dos políticos tradicionais de Alagoas – que costumam posar de bons chefes de família ou de atuar (em alguns casos é pura simulação) não área social – Lobão conseguiu romper as barreiras. Ele foi eleito vereador de Maceió e, em seguida, assumiu (era suplente) vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas, com a eleição indireta de Paulo Dantas para o governo.
Nos nove meses que ficou como deputado na Assembleia Legislativa de Alagoas, Lobão foi presente nas sessões, fez muitos discursos e requerimentos e conseguiu emplacar algumas leis. A da maconha, em que pese a polêmica para alguns, é uma iniciativa séria, voltada para atender pessoas que sofrem de problemas que podem ser curados ou atenuados com a cannabis.
O irreverente Lobão também teve presença marcante na Câmara de Vereadores de Maceió. Sua atuação foi voltada para camelôs, feirantes, ambulantes, moradores de bairros e comunidades esquecidas pela prefeitura, a exemplo do Vergel, Ponta Grossa ou Levada. O cara se preocupava com coisas como banheiros públicos, transportes ou limpeza.
Esse talvez tenha sido seu maior erro política. Ao levar muito a sério o trabalho no parlamento, realizando ações que aparentemente eram demandas da comunidade, Lobão se desconectou um pouco de sua imagem original – a do diretor de filmes pornôs e de líder de uma banda de rock. Perder essa imagem de um cara muito irreverente também fez lobão perder votos, especialmente de estudantes universitários ou integrantes da classe média que torcem o nariz para a política e os políticos.
Em 2016 Lobão foi o fenômeno. Teve quase 25 mil votos e liderou a eleição de vereador em Maceió. Em 2020, com 3,4 mil não conseguiu se reeleger.
Agora, em busca de um novo rumo, Lobão deu um tapa no visual – tá de cabelo curto – e busca um novo rumo para sua carreira política.
Filiado ao Solidariedade, Lobão se apresenta desde já como pré-candidato a prefeito de Maceió. Seu sonho, avisa, sempre foi o Executivo. Se chegar lá, tem muitos projetos para tocar. E sim. A pré-candidatura dele é séria. O presidente do Solidariedade em Alagoas, o advogado Adeilson Bezerra, avisa que ele tem a legenda garantida. Só não será candidato se não quiser. E ele quer. Quanto a chance de ganhar a eleição… bem essa é outra história.